Portal Caparaó - Índice de infestação por Aedes registra queda em Manhuaçu
Geral

Índice de infestação por Aedes registra queda em Manhuaçu

31/03/2021 - Atualizado em 31/03/2021 07h18

MANHUAÇU (MG) - O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de março registrou uma queda de infestação do mosquito em Manhuaçu. Após registrar recorde em janeiro, com um índice de 9,4% de infestação média, o levantamento feito neste mês registrou índice de 5,5%, uma queda de 41,5% comparada a janeiro. No distrito de Vilanova, onde também foi realizado o levantamento, o índice registrado foi de 6% de infestação, uma queda de 45% em dois meses.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz, o índice registrado ainda é alto, mas mostra o bom trabalho realizado por toda a equipe, em especial dos agentes de endemias, que estão na linha de frente do combate ao Aedes. “Esses dados são animadores, pois ainda que o índice esteja alto, significa que as nossas ações em dois meses foram efetivas e têm evitado a transmissão de doenças”, avaliou Emilce.

Além da intensificação dos trabalhos dos agentes, que têm estendido seus trabalhos nos fins de semana, foram promovidos também aplicação de inseticida em áreas de abrangência em que há casos suspeitos de doenças relacionadas.  A aplicação utiliza o sistema de Ultra Baixo Volume (UBV), máquina costal que realiza a pulverização do produto.

O resultado positivo da queda de infestação não significa que devemos relaxar com os cuidados de prevenção. O índice atual de 5,5% de infestação, ainda aponta um alto risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika, segundo os critérios do Ministério da Saúde. Esse índice é satisfatório quando registra menos que 1%, em alerta quando o índice registra entre 1% e 3,99% e risco quando registra acima de 4%. “Somente com a colaboração de toda a população para evitar a proliferação do mosquito, eliminando os criadouros, é que vamos evitar um surto de outras doenças tão graves em Manhuaçu que podem também comprometer o nosso sistema de saúde”, finalizou Emilce, alertando a população.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.