Portal Caparaó - Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios da região
Geral

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios da região

06/04/2021 - Atualizado em 06/04/2021 14h53

BRASÍLIA (DF) - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu a situação de emergência em diversos municípios da região. Eles foram atingidos por desastres naturais, como enchentes, inundações e deslizamentos de terra em fevereiro. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em Divino, Luisburgo, Faria Lemos, Reduto e Santa Margarida.

Com o reconhecimento, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.

O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário - inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 36/2020. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

Algumas cidades que apresentaram projetospara promover ações de resposta a desastres naturais, depois desse reconhecimento,  tiveram recursos liberados. Na região, Abre Campo terá disponível R$ 693,8 mil para a reconstrução de uma ponte e de um muro de contenção.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.