Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu lança programa Orçamento Participativo Digital
Política

Prefeitura de Manhuaçu lança programa Orçamento Participativo Digital

08/04/2021 - Atualizado em 09/04/2021 12h18

MANHUAÇU (MG) - Um dos principais planos de governo da atual administração da Prefeitura de Manhuaçu, e que é um compromisso histórico da prefeita Maria Imaculada, está sendo lançado essa semana e algumas ações já estão sendo realizadas. Trata-se do programa “Orçamento Participativo Digital” que tem como principal objetivo o engajamento da população no apontamento das demandas de investimentos em obras públicas.

A diretriz da prefeita Maria Imaculada é envolver todas as pastas e autarquias na construção democrática do orçamento. A senhora prefeita incumbiu a Secretaria Municipal de Planejamento de realizar a articulação de todo o governo no firme proposito de envolver toda a população. “É a voz da população para a gestão pública. Nós estaremos disponibilizamos ainda no mês de abril um link com dois objetivos centrais. O primeiro deles é que o cidadão vai ter acesso a um formulário onde ele vai preencher indicando as demandas de obras na sua comunidade e assim apresentar propostas de melhoria para a cidade. Outro ponto é a abertura para reuniões setoriais onde a proposta é ouvir as associações de moradores, entidades de classe e demais segmentos da sociedade, a fim de construir o orçamento de forma coletiva” – destacou Roberto Fully, secretário de Planejamento.

A construção desse modelo de gestão já começou. Como ato inicial da proposta da participação popular na construção dos projetos de investimento, a primeira reunião virtual contou com a participação da diretoria do COAMA – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, através da presidente Marinês Bragança, da secretária do conselho e presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, Eva Lúcia Juvenato Fernandes, Alcino Ferreira, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana,  Cleber Benfica, presidente da Câmara Municipal, além do procurador-geral do município Dr. Ronaldo Garcia e da Secretária de Gabinete Soraia Cicarini.  Ato contínuo a equipe de gestão do programa também se reuniu com o Vereador Alan do Alaor, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas da Câmara Municipal.

O programa “Orçamento Participativo Digital” vai ser divido em ciclos. A primeira etapa, já agendada para o dia 18 de abril às 09:00 da manhã, irá promover uma reunião virtual com todas as associações de moradores de bairros e distritos que estão vinculados ao COAMA. “A partir desse encontro vamos ouvir as demandas das associações e ao mesmo tempo lançar na página oficial do município um link onde vai constar o formulário para que a população de uma maneira geral possa enviar suas sugestões de obras” – explicou Roberto Fully.

A segunda etapa do programa vai ser de classificação das demandas, levantamento de valores e por fim, na última etapa, será o momento de priorizar com a população o que deve ser feito de acordo com a capacidade orçamentária do município. “Nossa programação é para que o primeiro ciclo seja concluído até o dia 05 de maio, o segundo ciclo está sendo projetado para o mês de junho e o terceiro ciclo para o mês de agosto” – finalizou o secretário de Planejamento. 

De acordo com a prefeita Maria Imaculada Dutra essas ações vão garantir que os investimentos sejam feitos em obras que atenderão à coletividade. “Cada morador do município conhece bem a sua região e os principais anseios das comunidades ondem moram. Esse projeto eu divulguei no meu plano de governo e agora está se tornando realidade. Com a participação popular eu tenho certeza que vamos construir uma cidade melhor onde a coletividade vai sair ganhando e o cidadão e a cidadã Manhuaçuense finalmente vai ter vez e voz” – comemorou.

Cada momento do programa “Orçamento Participativo Digital” vai ter ampla divulgação para que toda a sociedade esteja inteirada das ações.         

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.