Portal Caparaó - Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate à Dengue em Vilanova
Geral

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate à Dengue em Vilanova

13/04/2021 - Atualizado em 10/07/2021 07h23

MANHUAÇU (MG) - Para conter um possível surto de dengue no distrito de Vilanova, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou um mutirão de Combate ao Aedes aegypti na localidade da Vila do Alto no último sábado (10). Os agentes de endemias, em uma operação excepcional, adentraram as casas dos moradores para eliminar os focos de criadouros do mosquito.

Nas últimas semanas, foram realizados diversas ações para inibir a presença do mosquito, mas que não tem surtido efeito, como explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz: “Já fizemos trabalhos de orientação, aplicação de inseticida no distrito, mas os casos suspeitos de dengue continuam aparecendo, porque os criadouros permanecem no domicílio”. As visitas dos agentes dentro das casas estão suspensas por determinação do Ministério da Saúde, por conta do Coronavírus, mas para conter o avanço da doença, excepcionalmente, os agentes adentraram as casas. Segundo Emilce, “a avaliação é de que o risco-benefício é necessário devido ao possível surto de dengue no distrito”.

Para o sucesso da operação, a colaboração da população é fundamental. Nesse sentido, o agente de endemias Henrique Ribeiro relatou que os moradores foram solícitos aos agentes, que realizaram a eliminação de focos e orientação da população: “a população compreendeu bem a importância da realização da atividade. É um trabalho em equipe, hoje fizemos a eliminação na prática, mas ela é constante, por isso a colaboração é fundamental”.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia Assis, preocupada com a situação, esteve no local acompanhando os trabalhos dos servidores. A secretária faz um apelo a população para que a atividade tenha efeitos: “Além da Covid, não podemos descuidar das outras doenças. A gente pede a população para que não se esqueça dos cuidados com a sua casa, não deixe lixos ou qualquer material que possam empossar água, e possibilite a reprodução do mosquito”.

Para finalizar, a secretária agradeceu à população pela receptividade e compreensão da necessidade da ação e aos servidores, pela realização das atividades. “Nós agradecemos aos servidores que vêm realizando um trabalho há muito tempo aqui no distrito. Os dados do levantamento de infestação indicam que tivemos queda nas taxas de infestação pelo Aedes, e reconhecemos o esforço de todos os servidores, direta ou indiretamente ligados ao combate à dengue”, finaliza Ana Ligia.

Ações continuam

Durante a semana, o trabalho de orientação à população e combate ao mosquito no distrito continua. Haverá também o segundo ciclo de aplicação de inseticida na área já aplicada. No próximo sábado (17), o mutirão de combate ocorrerá na parte baixa do distrito. A preocupação no distrito se deve, segundo a Coordenadora da Vigilância Ambiental, por haver grande circulação da população na localidade.

Reportagem: Erick Luis de Paula

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.