Portal Caparaó - Microrregião de Manhuaçu avança para a Onda Vermelha do Minas Consciente
Economia

Microrregião de Manhuaçu avança para a Onda Vermelha do Minas Consciente

15/04/2021 - Atualizado em 16/04/2021 08h22

REDAÇÃO DO PORTAL CAPARAÓ - O Governo de Minas confirmou, na manhã desta quinta-feira (15/04), o avanço da a microrregião de Manhuaçu para a onda vermelha do programa Minas Consciente. A nova fase começa a valer a partir de sábado, 17/04.

O anúncio foi feito por meio de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, durante pronunciamento seguido de entrevista coletiva na Cidade Administrativa, sede do governo, em Belo Horizonte. O chefe do Executivo diz que a decisão acontece após bons resultados do período de maior clausura em todo estado.

"Graças ao esofçro da onda roxa, que em algumas regiões já dura quatro semanas, em outras mais do que isso, obtivemos melhorias de indicadores e tudo aponta que continuaremos a ter, porque a pandemia, a questão dela, sempre tem um efeito retardado. De acordo com isso, com decisões técnicas da Secretaria da Saúde, estamos com várias regiões avançando da onda roxa para a onda vermelha, dentre elas a Região Metropolitana de Belo Horizonte e também a cidade de Curvelo, a microrregião de Manhuaçu e também o total da região Triângulo Norte e Sul, partes que ainda não estavam incluídas. As macro Jequitinhonha, idem, também, a macro Norte, lembrando que apenas parte dela estava, Sudeste e Sul. Então, o estado, provavelmente em termos de área, 60%, 70% dele está agora já na onda vermelha. Uma evolução muito grande", disse Zema.

Zema também lembrou, contudo, a importância de as pessoas continuarem se cuidando. "Estamos longe de termos conforto, tem que ficar claro. Ainda temos um sistema hospitalar que opera com carga pesada, os profissionais de saúde estão cansados. As vagas são poucas, temos que lberar, precisamos continuar tomando todos os cuidados".

Relembre como funciona a onda vermelha

A Onda Vermelha do Minas Consciente permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento de 3 metros e limitação máxima de pessoas.

Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, com controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos. Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação.

Números

Enquanto isso, segundo dados divulgados nesta quinta pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Minas chegou a 1.257.064 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. O total de mortes em território mineiro chega a 29.105.

Nas últimas 24 horas, foram 9.806 registros que confirmaram a infecção por COVID-19. Já o número de óbitos entre essa quarta-feira (14/04) e esta quinta é de 469, de acordo com a Ses. Ao todo, 1.142.813 pessoas conseguiram se recuperar do vírus, enquanto 85.146 seguem em acompanhamento médico.

O governo de Minas também informa que 2.529.995 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 em no estado, com 864.604 tendo recebido a segunda dose do imunizante. O Executivo estadual diz já ter distribuído 5.102.862 doses.

Redação do Portal Caparáo - Com informações da Agência Minas e do Estado de Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.