Portal Caparaó - Capacitação Rastreamento da Hanseníase é realizada no Unifacig
Geral

Capacitação Rastreamento da Hanseníase é realizada no Unifacig

07/05/2021 - Atualizado em 07/05/2021 08h56

MANHUAÇU (MG) - Centro Universitário Unifacig sedia capacitação em Rastreamento da Hanseníase para acadêmicos do último ano dos Cursos de Enfermagem e Medicina. A iniciativa foi realizada no dia 28/04, por meio de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Centro Universitário Unifacig e a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu  

O curso de capacitação seguiu os Protocolos de Biossegurança da Instituição e do Munícipio por conta da pandemia do novo coronavírus.

O perfil da região motivou a realização da capacitação. De acordo com a professora Dra. Angélica Coelho, a região de Manhuaçu possui alta endemicidade de hanseníase e a transmissão do M. leprae ocorre por meio de contato próximo e prolongado de um indivíduo suscetível com um caso bacilífero não tratado, o que justifica trabalhar medidas para o controle efetivo do ciclo de transmissão da doença.

Para a Coordenadora da Atenção Primária do Munícipio de Manhuaçu, Enfermeira Sandra Barbosa, “a estratégia é de grande relevância pois possibilitará o trabalho em conjunto dos serviços de saúde e das instituições de ensino em prol da saúde da população”.

Já a Enfermeira Msc. Roberta Mendes, do Centro Universitário Unifacig, explicou que a “hanseníase é uma enfermidade crônica, infecciosa, de evolução lenta e progressiva que atinge nervos e troncos nervosos periféricos, causando lesões cutâneas como manchas, nódulos, pápulas; perda de sensibilidade. Assim, a capacitação dos acadêmicos que estão no ultimo ano dos cursos de Enfermagem e Medicina é de grande importância para preparação desses profissionais para trabalharem estratégias de controle e vigilância dos casos de hanseníase na região”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.