Portal Caparaó - História valorizada: município de Lajinha constitui acervo histórico
Entretenimento

História valorizada: município de Lajinha constitui acervo histórico

14/05/2021 - Atualizado em 15/05/2021 09h09

LAJINHA (MG) - Preocupada em preservar e valorizar a história do município de Lajinha, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo iniciou os trabalhos visando a constituição do “Acervo Histórico de Lajinha”, um projeto pioneiro e que certamente marcará a história local.

A partir de uma ampla pesquisa serão incorporados, por meio de doações, documentos textuais, iconográficos e audiovisuais que sejam considerados de interesse público e social para o município, como jornais, revistas, cartas, diplomas, convites, fotografias, vídeos e objetos diversos.

Até o momento, ainda no início desse processo, já foram encontrados mais de 300 recortes de jornais mencionando o município e sua gente. Agora, o projeto busca parcerias com a população lajinhense a fim de adquirir “tesouros históricos” que encontram-se dispersos. Para isso, foi elaborada uma campanha de doação de materiais que referem-se à história de Lajinha e ajudem a reconstituir a memória sobre temas ligados à imigração, política, educação, economia, cultura, religião, entre outros.

Sob coordenação do historiador Herbert Soares, o acervo está sendo catalogado dentro da estrutura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que será também a detentora de todo o patrimônio acumulado e a responsável por garantir a sua integridade, acesso e transmissão a gerações futuras. Todo material reunido, vale destacar, ficará disponível para consulta na própria secretaria.

A criação do acervo será um passo fundamental para oferecer uma ferramenta de conhecimento e investigação a respeito da história lajinhense e mineira. Em síntese, espera-se contribuir com o aumento da visibilidade local e na formação de uma nova geração de cidadãos interessados na história do município em que vivem, contribuindo para que sejam agentes de promoção social e de enriquecimento cultural de toda a comunidade.

Por Herbert Soares - Historiador - Mestre em História pela Ufes

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.