Portal Caparaó - Arte na Luta Antimanicomial em Manhuaçu
Entretenimento

Arte na Luta Antimanicomial em Manhuaçu

17/05/2021 - Atualizado em 17/05/2021 12h53

MANHUAÇU (MG) - Começando as comemorações do 18 de maio, que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o artista e servidor da Secretaria de Cultura e Turismo, Fabrício Santos, confeccionou dois painéis alusivos a data no Caps II de Manhuaçu. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, não haverá manifestação na data.

Neste ano, o Caps II de Manhuaçu traz como tema da data: “Acorda amor! O manicômio quer voltar!”. A Coordenadora do Caps, Maria da Aparecida Silva, a Cidinha, diz que a data é um marco para o movimento. “Esta data marca o início da reforma psiquiatra, onde anteriormente os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, eram realizadas terapia de choque e a lobotomia sem qualquer aprovação dos familiares”.

Ainda segundo a coordenadora a luta antimanicomial reforça a importância em dar e trazer dignidade a quem sofre com transtornos psiquiátricos. “A reforma psiquiátrica tem por objetivo, não somente a desinstitucionalização da loucura por meio da extinção dos manicômios, mas também defende os direitos dos sujeitos com sofrimento psiquiátrico e orienta a mudança na assistência em saúde dessa população. Contribui também, para a descentralização da assistência, voltada para a melhoria da qualidade de vida ao portador de transtorno mental, favorecendo a inclusão social dos pacientes à sociedade”.

Já o artista Fabrício Santos, destaca importância de se apoiar esta causa. “Meu trabalho aqui é uma forma de apoio a esta causa tão importante que é a Luta Antimanicomial. Esse trabalho é uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com o Caps, como forma de apoio mesmo.”

A coordenadora do Caps Cidinha finaliza agradecendo. “A equipe do Caps agradece a contribuição do artista e ao Secretário de Cultura e Turismo, Silvério Afonso, que prontamente cedeu o artista para este trabalho”.

Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.