MANHUAÇU (MG) - Inaugurada a Medicina Hiperbárica de Manhuaçu. A primeira e única clínica em nossa região especializada em Oxigenoterapia Hiperbárica – terapia consagrada mundialmente, utilizada no tratamento de lesões crônicas, causadas por fatores diversos e que não respondem bem ao tratamento convencional.
Para Manhuaçu e região, a terapia hiperbárica é novidade. A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) consiste em um método terapêutico no qual o paciente é submetido a uma pressão maior que a atmosférica, no interior de uma câmara hiperbárica, respirando oxigênio à 100%. Consiste em um tratamento adjuvante, empregado em associações com intervenções cirúrgicas, antibioticoterapia e suporte nutricional, diminuindo o índice de sequelas, cirurgias, amputações, medicamentos e, consequentemente, o custo global do tratamento.
A clínica Medicina Hiperbárica de Manhuaçu na localizada no bairro Alfa Sul, rua professora Mari Pinto Coelho Campos, número 100, próximo a clínica de hemodiálise em Manhuaçu. O telefone de contato é (33) 9.9866-5459.
Como é a sessão de OHB?
Cada exposição do paciente a OHB por determinado tempo denomina-se sessão. Estas sessões são realizadas em média de 90-120 minutos cada, de forma intermitente, com uma sessão diária e por vários dias.
O efeito primário da Oxigenoterapia Hiperbárica consiste em aumentar a pressão parcial do oxigênio no plasma sanguíneo e consecutivamente na área acometida, atuando como um acelerador do processo de cicatrização e consequentemente, restaurando as funções orgânicas locais.
A Medicina Hiperbárica de Manhuaçu dispõe também de assistência auxiliar ao paciente portador de lesões crônicas, desenvolvendo um trabalho com real capacidade de melhorar os resultados e redução do tempo de tratamento, destacando-se a redução das complicações do número de internações, dos custos e, principalmente, do sofrimento do paciente.
Todo o trabalho é documentado, através de relatórios, material fotográfico e digital, permitindo adequado acompanhamento. As informações são cuidadosamente protegidas e armazenadas.
SOBRE O TRATAMENTO
As indicações para oxigenoterapia hiperbárica são revistas bianualmente pela Undersea & Hyperbaric Medical Society – UHMS, instituição acadêmico-científica que divulga normas, diretrizes e atividades de pesquisa na área de medicina ligada ao mergulho e à oxigenoterapia hiperbárica.
A Medicina Hiperbárica de Manhuaçu segue as indicações da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, conforme a portaria 1457/95 do CFM.
Para melhor assistência, o paciente, encaminhado pelo seu médico, é avaliado pelo médico hiperbarista, a fim de proporcionar um melhor acompanhamento do caso. É realizado registro fotográfico da lesão e informado também, o número de sessões necessárias mediante cada patologia (protocolos de OHB).
INDICAÇÕES:
â– Doença descompressiva
â– Embolia traumática pelo ar
â– Embolias gasosas
â– Envenenamento por monóxido de carbono ou inalação de fumaça
â– Envenenamento por gás cianídrico/sulfídrico
â– Gangrena gasosa
â– Síndrome de Fournier
â– Outras infecções necrotizantes de tecidos moles: celulites, fasciites e miosites
â– Isquemias agudas traumáticas: lesão por esmagamento, síndrome compartimental, reimplantação de extremidades amputadas e outras
â– Vasculites agudas de etiologia alérgica, medicamentosa ou por toxinas biológicas (aracnídios, ofídios e insetos)
â– Queimaduras térmicas e elétricas
â– Lesões refratárias: úlceras de pele, pés diabéticos, escaras de decúbito; úlceras por vasculites auto-imunes; deiscências de suturas
â– Lesões por radiação: radiodermite, osteorradionecrose e lesões actínicas de mucosas
â– Osteomielites
â– Retalhos ou enxertos comprometidos ou de risco
â– Anemia aguda, nos casos de impossibilidade de tranfusão sanguínea
A OHB NÃO É INDICADA NAS SEGUINTES SITUAÇÕES
â– Lesões com resposta satisfatória ao tratamento habitual
â– Lesões que não respondem a OHB : sequelas neurológicas, necroses estabelecidas
â– Infecções que não respondem a OHB: pneumonia, infecção urinária
A Medicina Hiperbárica de Manhuaçu dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por excelentes funcionários. O forte é a experiência em diagnósticos e tratamentos para além do acolhimento dos pacientes, que são tratados com muito carinho por todos.