Portal Caparaó - Secretaria de Agricultura organiza concurso de qualidade de café em Simonésia
Agronégocios

Secretaria de Agricultura organiza concurso de qualidade de café em Simonésia

18/05/2021 - Atualizado em 18/05/2021 06h18

SIMONÉSIA (MG) - Foi realizada na AREFAMA – Associação Regional Escola Família Agrícola Margarida Alves, na Comunidade do Sossego, a primeira reunião preparatória para o 1º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Simonésia. Estiveram presentes moradores e produtores da comunidade e de comunidades visinhas, Geraldo Lula, Secretário de Agricultura, Maxwell Pacelli, Assessor da Secretaria de Agricultura, Valdeci Gomes, Técnico da Emater de Simonésia, e os representantes das empresas patrocinadoras do concurso, Agropecuária Flor do Campo, Central Campo, e da Agrofert Freitas.

Maxwell Pacelli destacou na abertura da reunião que o concurso tem o objetivo de buscar melhorias contínuas em relação a qualidade de café e agregar valor ao produto que é o propulsor da economia de Simonésia, e também da importância da parceria da Emater - MG na organização e das empresas do setor na realização do evento.

O Secretário Geraldo Lula disse que a realização desse concurso já era um objetivo dele desde a primeira vez em que ele foi secretario da Agricultura e Meio Ambiente, e que espera que a partir de agora o mesmo seja realizado todos os anos, pois o concurso é uma das ferramentas dentro de um projeto maior de assistência técnica aos produtores de Simonésia.

Valdeci Gomes por sua vez contou sobre suas experiências em outros municípios onde, inclusive ele implantou concursos municipais através da EMATER – MG, e depois ele ministrou uma palestra para orientar os produtores sobre o manejo adequado do café na colheita e pós colheita, visando a produção de cafés especiais, e também orientou sobre o regulamento do concurso.

Várias reuniões estão sendo realizadas ao longo desse mês de maio para apresentar o concurso, padrões e regulamentos aos cafeicultores.

Produtores de Simonésia interessados no concurso podem procurar o Maxwell na Secretaria de Agricultura ou pelo wathsapp (33) 99940-3848, ou o Valdeci no escritório da Emater ou pelo Wathsapp (32) 98433-8639, que têm todas as informações sobre o concurso e estão à disposição para orientar.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.