Portal Caparaó - Começam as obras na ponte dos Gama, na MG-111
Geral

Começam as obras na ponte dos Gama, na MG-111

18/05/2021 - Atualizado em 19/05/2021 13h12

REDUTO (MG) - O DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) deu a ordem de início para a recuperação da ponte sobre o rio Jequitibá, localizada no quilômetro 91,8 da MG-111, no trecho entre o entroncamento da BR-262 (Reduto) e Manhumrim para a Construtora Ágil. A empreiteira iniciou, na sexta-feira, 14/05, a montagem dos equipamentos para a intervenção no local.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social - DER-MG informou ao Portal Caparaó, a mobilização de homens, equipamentos, materiais e a montagem do canteiro de obras já foi iniciada. O prazo previsto de execução dos serviços é de 120 dias.

A empresa vencedora da tomada de preços 049/2020 será a responsável pela execução das obras contratadas por R$915 mil. A intervenção consiste na melhoria da ponte em concreto que tem 38,30 metros de comprimento por dez metros de largura.

Com a conclusão das obras, a ligação pela MG-111 entre Reduto, Manhuaçu e Martins Soares, com Manhumirim e demais localidades mais próximas, será restabelecida para o tráfego de todo tipo de veículo.

Nos próximos dias, a ponte será totalmente interditada para as obras. Os veículos menores conseguem passar por um desvio alternativo na estrada de terra.

Vários deputados, como João Magalhães, Celise Laviola, Mário Heringer, prefeitos e vereadores de Manhumirim, Reduto, Alto Jequitibá, Alto Caparaó e Manhuaçu se mobilizaram solicitando providências. Houve protestos exigindo a recuperação da ponte. O último deles, há 15 dias, cobrando o início das obras. Em janeiro, houve até uma “festa de aniversário” pelo primeiro ano de paralisação.

Na sexta-feira, os vereadores Cleber Benfica (de Manhuaçu) e Antonio Marcos Blunck (Reduto) estiveram com os operários na montagem do canteiro de obras.

Histórico

Em janeiro de 2020, as fortes chuvas que caíram na região provocaram a inundação do rio Jequitibá e as estruturas, pilares e vigas da ponte do Gama, ficaram abaladas. Técnicos do DER-MG, depois de avaliarem as condições da estrutura e por medida de segurança, limitaram o tráfego apenas a veículos leves.

Atualmente, o tráfego de veículos pesados é feito por meio de desvio, que aumenta em 19 quilômetros o percurso entre Manhumirim e Reduto. O trajeto é feito nos dois sentidos pela BR-262 até Martins Soares, depois acessar a MG-108.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.