Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu realiza reunião virtual com Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Geral

Prefeitura de Manhuaçu realiza reunião virtual com Secretaria de Estado de Meio Ambiente

20/05/2021 - Atualizado em 21/05/2021 08h19

MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu realizou na tarde de quarta-feira (12/05) uma reunião virtual com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para tratar sobre o planejamento do município no controle das inundações e na estrutura de saneamento básico.

A reunião contou com os representantes da Procuradoria Geral do Município, Coordenadoria de Defesa Civil de Manhuaçu, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Saae de Manhuaçu. Da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participaram a Diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais, Luisa Ferolla Spyer Prates e o Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Kleynner Jardim Lopes.

O subprocurador do município, Thiago Assad, explica que a reunião teve o intuito de buscar soluções e parcerias para implementar medidas de prevenção e para controle de inundações em Manhuaçu: “a ideia começou com uma iniciativa do vereador Rodrigo que teve um primeiro contato com a secretaria estadual, e verificamos a importância da participação do município nas discussões desse problema, que é recorrente e devemos estar atentos, então esse encontro é justamente para estabelecer e implementar medidas preventivas para o controle de inundações, inclusive é uma questão multidisciplinar que envolve todas as áreas, nós da PGM, na questões jurídicas do direito ambiental, tivemos também o Saae, sobre o tratamento do esgoto, a representante da Defesa Civil, que atende a população quando é necessário, enfim, tudo para entendermos realmente o problema e o que pode ser feito”.

Um dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Valéria Abineder Ferreira, comenta que a reunião foi importante e mostra a preocupação da administração em promover reordenamento jurídico que garanta proteção ambiental no município: “nós temos a questão do abastecimento de água e de enchente, que ano após ano nos preocupa, e para resolvermos, temos pela frente a elaboração do Código Municipal do Meio Ambiente, Lei de Ocupação de Solos, rever o Plano Diretor, e essa proximidade permite cumprir as metas impostas nos planos Estadual e Federal”.

A Coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Maria Tereza Nacif, aponta para as ações tomadas a partir de agora: “é uma integração entre o município, estado, e se preciso, até com o Governo Federal, para fazermos um plano de redução dos desastres, com apoio da Secretaria do Estado, sobretudo com apoio técnico, fazendo essa integração. É um longo caminho pela frente, e estamos na fase de levantar os diagnósticos”. Nesse sentido, ficou definido que serão realizadas atualizações no levantamento “Controle de Inundações na cidade de Manhuaçu” realizado em 2006, para que seja possível sua implementação, e também estudo de futuras parcerias com a secretaria estadual.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.