Portal Caparaó - Agentes de endemias voltam a realizar visitas em Manhuaçu
Geral

Agentes de endemias voltam a realizar visitas em Manhuaçu

20/05/2021 - Atualizado em 20/05/2021 16h48

MANHUAÇU (MG) - A Vigilância Ambiental está retomando as visitas dos agentes de endemias para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. As visitas estavam suspensas desde março de 2020, devido a pandemia da Covid-19.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, as visitas estão retomando para evitar que aconteça surtos de doenças relacionadas ao mosquito. "O que estava acontecendo até este momento era apenas uma visita de porta, aonde os agentes repassavam orientações sobre os cuidados que o respnsável pelo imóvel deveria tomar. Nós fizemos uma teste em Vila Nova, onde houve um multirão de limpeza e vistorias na Vila do Alto e percebemos que é possível retomar com as visitas, claro seguindo todos os cuidados".

A coordenadora também diz que a avaliação realizada para que as visitas retomassem, levou em consideração surtos de doenças relacionadas ao mosquito em cidades da região. "Nós temos uma cidade na nossa região que está com surto de Dengue e Chikungunya, o que nos preocupa, pois Manhuaçu é cidade polo, aonde pessoas de vários lugares circulam. Então para que não aconteça um epidemia dentro de uma pandemia, sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde, consultamos a GRS e assim decidimos voltar com estas visitas", completa Emilce.

Sobre as vistas, Emilce ressalta que os agentes irão tomar o máximo de cuidado para proteger a si mesmos, como também a população, já que ainda estamos vivenciando a pandemia da Covid-19. "É muito importante que a população receba o agente de endemias em seu imóvel, eles já foram orientados a tomar uma série de cuidados, como perguntar se há casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 no local, neste caso a visita será adiada, os locais aonde tiver pessoas com comorbidades, os agentes só irão adentrar com a autorização dos responsável, além de uso de máscara, distancimento e sempre higienizando as mãos".

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.