Portal Caparaó - Recuperação total de lavoura em Divino é exemplo para outros cafeicultores
Agronégocios

Recuperação total de lavoura em Divino é exemplo para outros cafeicultores

21/05/2021 - Atualizado em 21/05/2021 11h50

DIVINO (MG) - “Se não fosse o Sistema FAEMG, tenho certeza de que não teríamos mais a nossa propriedade”. O relato é da cafeicultora Viviane Cunha, que se mudou de Belo Horizonte para Divino há quatro anos. Atualmente, ela, a mãe Alúcia Souza e Jucimara Araújo produzem, com qualidade, o café Estrela das Matas, mas não foi sempre assim. O êxito na atividade começou a partir do ingresso no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Antes, a produtora acumulava prejuízos. Viviane que já havia investido, sem sucesso, na cadeia leiteira e temia pela inviabilidade dos trabalhos com o café.

A assistência da técnica de campo Sandy Espinoso chegou em 2019, quando Viviane buscava alternativas para salvar cerca de 25 mil pés de café que estavam se desenvolvendo de maneira precária. O Programa ATeG garantiu a recuperação total da lavoura e renovou as esperanças da cafeicultora. “O meu maior objetivo era que a lavoura não morresse. Estávamos em um momento de desespero porque fizemos muitos investimentos malsucedidos pela falta de experiência e conhecimento. Em tão pouco tempo, a lavoura não só sobreviveu, como está linda”, comentou.

A técnica Sandy explica que os erros no plantio aumentam o custo de formação da lavoura, e, por isso, é importante ter acompanhamento profissional. Ela destacou que o empenho e o comprometimento da produtora foram essenciais para o resultado. “Quando começamos, a lavoura tinha seis meses e estava totalmente depauperada, desnutrida, com crescimento baixo. Hoje, temos plantas totalmente sadias. Conseguimos recuperá-la totalmente mantendo a perspectiva de safra, que deve chegar a 200 sacas”. 

Com as melhorias, a cafeicultora agora pretende expandir o negócio com o plantio de mais 22 mil pés de café. “O ATeG é um divisor de águas na nossa vida, é um programa completo que nos torna capazes de crescer. Hoje me considero realmente uma produtora rural.  Meu objetivo em relação ao café também mudou. Não quero só ter lucro. Quero um café de qualidade, sustentável, que traga prazer para quem o saborear”

Mobilização

Viviane atua desde 2017 como mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino e destaca a importância da entidade para o desenvolvimento dos produtores locais. “É o Sindicato que garante a realização do Programa ATeG e de todos os treinamentos realizados em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/IONAES. Essas conquistas só são possíveis porque ele existe”

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.