Portal Caparaó - Programa Gestão de Frotas gera economia substancial para a Prefeitura de Manhuaçu
Economia

Programa Gestão de Frotas gera economia substancial para a Prefeitura de Manhuaçu

25/05/2021 - Atualizado em 25/05/2021 15h03

MANHUAÇU (MG) - Em pouco mais de quatro meses, o projeto Gestão de Frotas, implementado pela Secretaria de Administração, através da secretária Cíntia Valéria Perígolo de Oliveira, tem trazido maior eficiência e grande economia para a Prefeitura de Manhuaçu. A economia já chega à marca de 135 mil reais aos cofres públicos. “Acolhemos uma moderna plataforma para gestão de frotas, a fim de ampliar a quantidade de fornecedores nas licitações relacionadas aos veículos do município. Isto contempla, por exemplo, a compra de peças, gastos com combustíveis e compra de pneus. Com o mecanismo adotado, conseguimos ter acesso ao melhor preço” – explica Cíntia Perígolo.

Com experiência de gestão nas áreas privada e pública, a secretário busca modernizar o funcionamento da Administração, especialmente com ações que garantem mais eficiência na utilização dos recursos públicos.

No passado, a prefeitura tinha apenas quatro fornecedores para a secretaria de Administração e isso reduzia a disputa de preços. “Com a implantação do sistema de gerenciamento, conseguimos aumentar em dez vezes a quantidade de fornecedores, ou seja, gerando mais oportunidade de participação dos fornecedores de pequeno, médio e grande portes” – detalha a secretária de Administração.

MERCADO AQUECIDO

O programa “Gestão de Frotas” da Secretaria de Administração foi muito bem aceito pelos vários segmentos do comércio. Além de aumentar a competitividade e economia para o Município, o modelo adotado permite aquecer o comércio local.

Segundo Valério Pena, empresário do ramo de peças automotivas, o projeto é inovador. “Eu não vendia para a Prefeitura de Manhuaçu e agora tenho essa possibilidade porque o município abriu o leque de possibilidades, tornando o processo mais competitivo, gerando com isso mais economia. Nossa empresa, por exemplo, é de Manhuaçu, tem 46 anos de tradição, e mesmo com essa frota grandiosa do município, a gente não conseguira atender, porque era limitado. Estamos felizes pela forma que está sendo conduzido, principalmente com transparência com que a negociação é feita, dando oportunidade para todo mundo, vencendo aquele que tem o menor preço”, destacou.

O empresário Cássios, que atua no setor de máquinas pesadas, foi além na comparação com a mudança no sistema de gestão de frotas. “Antes a gente tinha receio de atender ao município por uma série de motivos. Hoje, pela seriedade com que são feitas as cotações, a gente fica mais tranquilo em prestar serviço para a Prefeitura de Manhuaçu. A seriedade das pessoas que estão conduzindo todo o processo só aumenta a nossa confiança enquanto fornecedor”.

O proprietário de oficina mecânica, Natan Almeida, também aprovou o novo modelo de gestão da frota. “Eu tenho visto a seriedade e a transparência com que estão conduzindo as contratações de preços. Quando a gente ganha algum serviço, as exigências são muitas. Por exemplo, quando trazem um carro, pedem relatório fotográfico dos serviços, da peça que vai colocar e da peça que vai ser retirada, enfim, tem sido tudo feito com muita clareza e isso é fundamental para gerar confiança de todas as partes”, completou.

O projeto de melhoria da gestão de frotas já rendeu resultados a curto prazo no valor de R$ 135 mil e a longo prazo de aproximadamente meio milhão ao ano. “Com o valor economizado, investimos o dinheiro na antiga frota que estava sucateada. Nesse período, conseguimos restaurar cinco das sete máquinas pesadas da Prefeitura”, finalizou Cintia Perígolo.

Redação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.