Portal Caparaó - Campanha Comércio Seguro reforça necessidade de uso de máscaras em Manhuaçu
Economia

Campanha Comércio Seguro reforça necessidade de uso de máscaras em Manhuaçu

01/06/2021 - Atualizado em 02/06/2021 07h52

MANHUAÇU (MG) - Após quase 30 dias de realização das campanhas educativas Manhuaçu Segura e Comércio Seguro, os primeiros resultados do levantamento mostram quais pontos estão funcionando e as medidas que precisam ser reforçadas no combate à Covid-19.

Coordenador do projeto, o engenheiro Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho, da Faculdade do Futuro, conta que a ação surgiu “com o objetivo de auxiliar o poder público nas ações educativas de combate ao COVID-19 no município de Manhuaçu. A proposta é o envolvimento de alunos de cursos de graduação e cursos técnicos, sob orientação de docentes, na criação e desenvolvimento de ações educativas de combate à COVID-19”.

Foram iniciadas atividades em duas frentes de trabalho, sendo uma com a população em geral e outra com comerciantes e empresários.

A iniciativa tem patrocínio do Sicoob Credilivre e da Faculdade do Futuro e apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manhuaçu, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Associação dos Ministros Evangélicos (AMEM), Escola Técnica Orbis Manhuaçu / Unip, Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) / Unopar, Faculdade do Futuro e Escola do Futuro.

Máscaras

Além da conscientização e entrega de máscaras e planfletos educativos, a fiscalização verifica a adoção dos protocolos de prevenção nos comércios. O levantamento mostra que 89,6% dos comércios disponibilizam álcool em gel em local visível e acessível a todos. Foram visitados 367 estabelecimentos.

Em 86,1%, foi possível observar que existe respeito à regra de distanciamento social no ambiente dos estabelecimentos visitados.

O ponto de atenção é que em 29,8% dos locais que as equipes de orientação da campanha Comércio Seguro estiveram nem todos os funcionários, comerciantes e clientes estavam com máscara sendo utilizadas corretamente.  Em 70,2%, todos estavam com máscaras cobrindo nariz e boca.

Com base no levantamento, 67% dos comércios receberam o Selo Comércio Seguro, que é um indicativo de que o estabelecimento segue os protocolos.

Responsabilidade de todo cidadão

Para o Presidente da ACIAM, Maurélio Carlos, é preciso que cada um faça sua parte para que possamos continuar mantendo o comércio aberto e a saúde da população em segurança. “A ACIAM e todos esses parceiros têm promovido diversas ações de conscientização, tanto de seus associados, quanto de outras empresas e da população em geral para que sejam respeitadas as normas sanitárias em vigor. As festas clandestinas e as aglomerações que têm acontecido nos fins de semana são eventos que favorecem o aumento na transmissão do vírus e impactando na ocupação hospitalar, além de colocarem a vida das pessoas em risco. Fica evidente no levantamento que o comércio está cumprindo grande parte de suas obrigações e que precisamos melhorar a questão da utilização correta de máscaras”, argumenta o dirigente.

Por outro lado, Maurélio Carlos defende que seja intensificada a fiscalização com o objetivo de coibir e dissipar aglomerações indevidas em Manhuaçu e cidades vizinhas, inclusive em períodos noturnos e finais de semana, tudo para se evitar o agravamento da pandemia, poupando-se assim vidas e resguardando a economia local.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br - Reportagem do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.