Portal Caparaó - Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reúne
Geral

Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reúne

02/06/2021 - Atualizado em 02/06/2021 14h29

MANHUAÇU (MG) - Na tarde desta terça-feira (01) o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu por meio de videoconferência para esclarecimentos sobre o cenário da pandemia no município.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, relatou sobre uma reunião que teve com Subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado da Saúde, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, onde ele apresentou que os números da pandemia em Minas Gerais voltaram a ter um crescimento neste mês de maio, sobretudo na macrorregião Leste do Sul e principalmente na microrregião de Manhuaçu. “Estamos monitorando, mas os nossos números de maio tem nos preocupado para o que pode ser o mês de junho. Precisamos do envolvimento de todos para que não tenhamos novamente uma onda roxa em nosso município”, alertou Ana Lígia.

O mês de maio até o momento tem sido o segundo pior mês da pandemia em 2021, apresentando 455 casos confirmados, 115 internados e 17 óbitos. Janeiro foi o pior mês. Outro dado que chamou a atenção foi com relação aos atendimentos realizados na Unidade Apoio de Respiratório (UAR), em maio foram registrados 2.535 atendimentos destes, 2.243 eram apenas de residentes em Manhuaçu. “Estamos vendo um cenário diferente dos últimos meses, onde o número de atendimentos de pessoas vindas da região era maior, agora o nosso município tem sido o principal atingido”, explicou Ana Lígia.

O diretor assistencial do Hospital César Leite, Chardson Roberto da Paixão, trouxe os números de atendimentos da unidade Covid-19 do Hospital e chamou a atenção para o grande número de negativa de internações. Em maio houve 234 negativas, tanto para UTI quanto para leito clínico, sendo que 148 foram vagas negadas para a UAR. “Há uma inversão no cenário das mortes e internações, antes tínhamos um grande número de pessoas acima de 70 anos, agora está entre 40 e 60”, apontou Chardson.

O Presidente do Comitê, Silvério Afonso, destacou o momento grave em que estamos vivendo. “Hoje o cenário se inverteu e o problema é Manhuaçu. Nós estamos a um ano e três meses de pandemia e infelizmente a população não entendeu a gravidade da situação. Já fizemos várias ações, como fechamento de comércio, bares e restaurantes, campanhas informativas, entre outros e mesmo assim as pessoas insistem em desrespeitar as orientações como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos. Estão acontecendo festas clandestinas, casamentos e isso mostra a falta de respeito pelas pessoas que perderam entes queridos e também pelos profissionais que estão na linha de frente.”

Fiscalizações

No último final de semana a Prefeitura de Manhuaçu, com o apoio da Polícia Militar e Civil, realizou uma operação de fiscalização nos distritos e na sede. Foi realizada uma blitz no distrito de Vila Nova, local aonde há grandes aglomerações e comércios foram notificados também na sede do município.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.