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Economia

Oticas Mayer completa 16 anos de sucesso

15/06/2021 - Atualizado em 15/06/2021 21h57

MANHUAÇU (MG) - A visão é um dos órgãos dos sentidos do corpo humano considerado um dos mais importantes, e é por meio dela que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão e, por isso cuidar deles é sempre muito importante. Em Manhuaçu o grupo “Óticas Mayer” que se dedica há 16 anos a fornecer a seus clientes os melhores produtos para uma boa visão, faz história também na forma de gerir seus negócios, seja na parte financeira, de relacionamento com seus colaboradores e parceiros, e no atendimento aos clientes.

A Óticas Mayer começou com uma pequena loja e cresceu, se transformando hoje na maior rede do interior, com 27 unidades em pleno funcionamento e projeto para chegar a 35 até o final deste ano de 2021. A trajetória de sucesso do grupo que hoje é destaque no mercado mineiro começou com um jovem em busca de um sonho.

Realidade e sonho

Tudo começou com Edivan Fernandes Alves, que nasceu na cidade de Inhapim e aos 16 anos foi morar em Ipatinga, onde atuou em vários ramos antes de conhecer o setor ótico. O emprego, em uma ótica foi o início de uma carreira rápida e vitoriosa. Com onze meses no trabalho, foi transferido para Manhuaçu com a responsabilidade de gerenciar uma ótica. “Meu maior desafio foi a idade e a responsabilidade. Com apenas 19 anos fiquei à frente de uma loja para gerenciar um grupo até mais experiente, por isso tive que aprender muito, fazer treinamentos, cursos na forma de lidar, gerenciar e motivar as pessoas”, pontuou.

Esse período serviu também para conhecer muita gente no mercado comercial e fazer sua rede de contatos. A experiência adquirida e acumulada, além de favorecer no gerenciamento da loja, também serviu para o planejamento e elaboração de novos desafios profissionais. Edivan Fernandes queria voar mais alto e o sonho era criar seu próprio negócio, aproveitando todo o aprendizado sobre liderança, definições de metas e objetivos. Foi assim que em 2005, iniciou essa trajetória de sucesso, com uma pequena loja, montada dentro de uma galeria e com um enorme desafio de todo começo de negócio.

A nova loja manteve o mesmo formato de trabalho de sucesso, adquirido com as experiências anteriores. Para a montagem da equipe, foram buscadas pessoas que também estavam com o mesmo desejo de crescimento. “Com pouco dinheiro, o desafio é ainda maior. Mas com a experiência adquirida conseguimos aplicar nosso modelo e criar uma visão empreendedora em cada colaborador que estava com a gente”, lembrou. Com o passar do tempo a nova loja foi ganhando reconhecimento, fazendo ajustes como a mudança de local, do interior de uma galeria para uma loja de frente para a rua, ganhando mais visibilidade e conquistando novos clientes.

Início da expansão

Com a loja bem localizada e conquistando cada vez mais o reconhecimento pelo atendimento e serviço prestado, no sexto mês de funcionamento surgiu a ideia de montagem de uma segunda unidade. O desafio também foi grande no início já que a equipe da primeira loja teve que se dividir para a implantação de um atendimento padrão nas duas unidades, o que não demorou muito. Com a experiência bem sucedida foi dado inicio a um plano de expansão. “Montamos a terceira, quarta loja, sempre com muito desafio e sem dinheiro, acreditando sempre nos nossos colaboradores e no nosso formato de trabalho. Com isso criamos uma rede e hoje estamos nas regiões de Manhuaçu e do Vale do Aço e com uma unidade no Espírito Santo na cidade de Guaçuí”, lembrou Edivan.

Criação da própria marca

A marca Mayer surgiu como uma homenagem ao primeiro colaborador da empresa, o sócio Salmo Mayer, que faz parte do grupo até hoje. Todas as lojas funcionam em parceira que envolve colaboradores e sócios e, após alguns testes com franquias, um modelo que não agradou, eles decidiram por trabalhar o fortalecimento da marca própria.

O fortalecimento da marca passou também pelo investimento no layout das lojas, que ficaram modernas, aconchegantes, atraentes, bem iluminadas, com muito conforto para receber o cliente, além do nicho de mercado para atender todas as expectativas. A loja possui produtos de alta performance e de linha econômica de qualidade e atende desde um público mais específico, na loja premium, e a população em geral, de acordo com a necessidade e possibilidade de cada um.

Profissionalização da Gestão

A gestão de negócios, de pessoas e do financeiro, é sempre complicada pois, ao mesmo tempo que acompanha passo a passo o momento, é preciso ter também visão de futuro. Por isso a busca pelo aprimoramento e a qualificação sempre foi uma constante para Edivan Fernandes. E foi justamente em um curso de qualificação, o Empretec, que conheceu Ronan Alves Porfírio, de quem se tornou amigo e percebeu nele qualidades para se unir ao grupo e cuidar do gerenciamento da parte financeira. “A gente já tinha dez lojas e precisava de alguém que conseguisse gerir o negócio e mostrar o caminho para que pudéssemos crescer ainda mais”, pontuou.

Convidado, Ronan Alves aceitou o desafio e ajudou a transformar o negócio, garantindo uma boa gestão financeira, fluxo de caixa, a parte fiscal organizada, transparência com os parceiros e colaboradores e a busca por resultados ainda mais satisfatórios. Hoje a Óticas Mayer é bem organizada financeiramente, com base para crescimento e sempre de forma enxuta. “Negócio certo é o que dá saúde para a empresa. A gente prefere fechar uma unidade quando ela não está indo bem para criar outra, mas sempre com muita transparência”, destacou.

Um projeto que começa a ser estudado é de franquia da marca, mas o plano de negócios ainda está sendo elaborado para que seja uma iniciativa bem sólida, com garantia de bons resultados para os franqueados, que possam se tornar também pessoas bem-sucedidas, com garantia de retorno e um melhor suporte.

Antenada com o momento em que vivemos e novas tecnologias na comunicação, em que tudo passa pela internet, além das lojas físicas, o Grupo Óticas Mayer tem também seus canais de comunicação nas redes sociais e site com todas as informações aos clientes sobre os produtos e a empresa.

Diferencial de mercado

Como diferencial de mercado, a Óticas Mayer busca trabalhar com grandes parceiros e marcas, sempre visando o melhor produto e atendimento para o cliente. Para isso, investe em equipamentos, tecnologia de ponta para tomada de medidas e as melhores grifes, sempre disponibilizando o que há de melhor no mercado nacional e internacional. “Nosso cliente não precisa sair de onde está para buscar um produto de qualidade na capital. Agente tá sempre focado em oferecer o melhor com uma equipe preparada, treinada para que possa orientar o cliente a escolher o melhor pra ele”, destacou.

Os modernos equipamentos de tomada de medida são da Alemanha, com o software modificado e alinhado com o que há de melhor no mercado. Edivan Fernandes destacou que não adianta somente um exame de vista bem feito se na tomada de medida o profissional não tem um equipamento de qualidade e com experiência para poder preparar o serviço para que a lente possa sair perfeita. A ótica possui laboratório próprio de montagem digital, com profissionais com mais de 10 anos de experiência, comprometidos com o acabamento do serviço. Contando com equipamentos próprios, a Óticas Mayer tem parceria também com grandes laboratórios para atendimento a demandas de serviços antirreflexo com garantia de qualidade, alguns reconhecidos internacionalmente como os da Essilor e da Zeiss. "Mantendo a proposta de sempre oferecer o que há de melhor, também temos parceria com um dos mais conceituados laboratórios ópticos de Minas Gerais, onde fabricamos o nosso próprio portfólio de lentes, produzindo as "Lentes Mayer", que apresenta a mesma qualidade e tecnologia das principais marcas do mercado mundial. Tudo foi feito com muita cautela, afinal, é uma lente que leva a nossa própria marca, com tratamento antirreflexo e alta performance, com a garantia necessária para maior satisfação do cliente", pontuou.

Parceiros fieis

Entre os parceiros e colaboradores do grupo Óticas Mayer, o primeiro integrante logo no início da trajetória há 16 anos permanece na empresa até hoje. Outras pessoas que vieram depois também permanecem no grupo com 15, 14, 12 e 10 anos de trabalho pela transparência no relacionamento e por acreditarem. Assim, o planejamento, focado e sério em um negócio que está em ascensão, transforma a participação no grupo em um propósito de vida, uma oportunidade de crescimento. “Todo mundo tem um sonho e no nosso modelo, as pessoas podem realizar seu sonho aqui dentro. Os parceiros constituem família e em alguns casos, todos os membros trabalham na empresa. Aqui é um local onde há possibilidade de crescimento, a gente está criando mais lojas, mais espaços para que todos consigam crescer junto com a gente”, enalteceu.

Sobre o crescimento do grupo e seu valor de mercado hoje Edivan Fernandes destacou que a Óticas Mayer é formada por muitas pessoas, sócios, colaboradores, acionistas, que foi constituído familiarmente. “A gente tem um apreço muito grande aqui, tudo foi adquirido com muito sacrifício e não tem possibilidade de venda, não tem valor que pague isso. Eu acredito muito mais que venham outras pessoas ou que venham os filhos dos nossos colaboradores que façam ele crescer ainda mais do que ser vendido algum dia”, concluiu.

Júlio Oliveira/Revista Mais

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