Portal Caparaó - Prefeitura lança programa: Manhuaçu Cidade Luz
Economia

Prefeitura lança programa: Manhuaçu Cidade Luz

25/06/2021 - Atualizado em 26/06/2021 07h49

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de atender as necessidades em todo o município com ações de iluminação pública, a Prefeitura de Manhuaçu dá início ao programa “Manhuaçu Cidade Luz”. A iluminação pública, além da função de auxiliar na locomoção à noite, também é uma forma de promoção ao aconchego da cidade e é uma importante política de Segurança Pública. Por isso, o programa “Manhuaçu Cidade Luz” consiste em dois principais eixos: Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico.

No primeiro eixo, o programa pretende garantir à população mais segurança. Para isso, levará iluminação aos locais com maior incidência criminal no município e distritos, de acordo com um mapeamento entregue pelo 11º Batalhão da Polícia Militar. No segundo eixo, o Desenvolvimento Econômico se dará com a extensão de rede. A atual administração entende que, com a extensão de rede, garante o fornecimento de energia elétrica em vários locais da cidade que estão recebendo novos empreendimentos, como galpões e empresas.

“Isso gera empregos, que em um momento como esse de pandemia, é fundamental. Essa administração, juntamente com a prefeita Imaculada, fará o possível para colocar em prática investimentos, que permitam, onde há interesse em expandir negócios. Isso incentiva a geração de empregos e reforça a economia municipal”, enfatiza o secretário de Planejamento, Roberto Fully.

Atualmente, existem 122 pedidos de extensão de rede de iluminação pública em Manhuaçu. O programa pretende, nos próximos quatro anos, zerar a fila de espera e realizar gradativamente a substituição de iluminação convencional para lâmpadas de LED, gerando o benefício de segurança pública, conforto e desenvolvimento econômico para nossa cidade. Em 2021, o valor investido deverá ser em torno de R$ 1,5 milhão de reais, mas a proposta que será submetida ao Congresso Municipal do Orçamento Participativo para construção do Plano Plurianual é de que os investimentos cheguem a R$ 6 milhões de reais nos próximos 4 anos.

Nova licitação gera economias para Manhuaçu

No trabalho de identificação de otimização dos gastos públicos, a administração suspendeu o contrato com a empresa anterior que realizava a extensão de rede e uma nova licitação foi realizada. A Secretária de Administração, Cintia Perígolo, explica que a economia é de mais de 30% com a nova empresa: “Nós tivemos discussões internas e suspendemos esse contrato, pois era utilizado padrão de gestão de energia elétrica conforme a Cemig, mas a distribuição de energia elétrica aqui na cidade é de outra concessionária. Assim, conseguimos reduzir o valor em 32% com o novo processo licitatório, onde vamos conseguir atender mais demandas da população”, finaliza.

 SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.