Portal Caparaó - Escola Municipal Camilo Felipe Nacif realiza arraiá virtual
Entretenimento

Escola Municipal Camilo Felipe Nacif realiza arraiá virtual

05/07/2021 - Atualizado em 10/07/2021 07h23

MANHUAÇU (MG) - Há mais de um ano sem receber os alunos presencialmente, várias festas típicas escolares não têm sido realizadas como de costume. Com as restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, as aulas passaram a ser remotas, e impediram a realização desses eventos presenciais nas escolas de Manhuaçu. Mas os professores da Escola Municipal Camilo Felipe Nacif deram um jeitinho de comemorar as festas juninas mesmo com as restrições: os professores realizaram um arraiá online, que levou aos alunos diversão e também conhecimento.

A diretora da Escola Municipal Camilo Felipe Nacif, Joana Farrath, conta que o trabalho tem sido desafiante para os professores, que têm buscado diferentes formas para, além de ensinar, interagir com os alunos, nesse período de isolamento. Para a diretora, o trabalho foi gratificante pois “os professores realizaram um excelente trabalho, e conseguiram contagiar não só os alunos mas como toda a família, onde todos participaram. Foi uma forma de integração perfeita, entre a escola, as crianças e as famílias, onde alunos e pais se vestiram a caráter, fizeram as comidas típicas, brincaram e dançaram no clima das festas juninas que a gente conhece”, comenta.

Professores, estudantes e familiares se divertiram com as tradicionais brincadeiras de uma forma diferente. A pescaria, por exemplo, foi totalmente virtual: os estudantes mandavam qual peixinho eles queriam e a professora pescava para eles. Os brindes serão entregues junto com o kit escolar do mês, que será distribuído essa semana. Alguns professores criaram ainda filtros para redes sociais, e outras brincadeiras típicas.

A professora do 2º Ano B, Maria Aparecida Mendes, fez a festa com seus estudantes no Google Meet, ao vivo, no horário noturno, para permitir a participação da maioria dos estudantes e pais: “Nós entendemos que muitos pais trabalham, e escolhemos um horário que pudesse ter maior participação. Já tem sido um grande desafio, pois os pais têm levado os trabalhos mensalmente e por não estarmos presencialmente com os estudantes, até ensinando seus filhos. Assim, a gente consegue também, além de divertir, levar esse ensinamento sobre a cultura da festa junina”.

Para a professora, os desafios têm sido superados com muito esforço por todos, mas que o resultado foi muito positivo. “Foi uma experiência única, maravilhosa. Elas também amaram, as mães também ficaram felizes. Já que a gente não pode ter esse contato presencial, pelo menos poder matar essa saudade dos estudantes”, finaliza a professora.

Reportagem: Erick Luis de Paula

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.