Portal Caparaó - Martins Soares: Secretaria de Saúde realiza a entrega de próteses dentárias
Geral

Martins Soares: Secretaria de Saúde realiza a entrega de próteses dentárias

19/07/2021 - Atualizado em 19/07/2021 14h51

MARTINS SOARES (MG) - Através do Programa Brasil Sorridente, a Secretaria Municipal de Saúde de Martins Soares está devolvendo às pessoas o prazer e a satisfação de voltar a sorrir, falar e mastigar com segurança e eficiência. A participação do município no Programa do Governo Federal se iniciou em 2019. “Desde então estamos devolvendo a auto estima às pessoas de nosso município, com a beleza de voltar a sorrir. Já atendemos até o momento mais de 200 moradores de Martins Soares com a confecção de prótese dentária, graças ao empenho da equipe de Saúde Bucal coordenada pela Andreia, juntamente com a Dra. Bruna Paiva, assistida pela Natália , disse Cícero Augusto , Secretário de Saúde de Martins Soares.

O Brasil Sorridente é uma política do governo federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. É a primeira vez que o governo federal desenvolve uma política nacional de saúde bucal, ou seja, um programa estruturado, não apenas incentivos isolados à saúde bucal.

Segundo a Coordenador de Saúde Bucal de Martins Soares, Andreia Luiza, o programa atende a todos os moradores de Martins Soares. “O programa funciona da seguinte forma, primeiramente é realizado um cadastro do paciente e este recebe a visita do agente de saúde da família e este paciente é encaminhado ao odontologista que vai fazer uma avaliação do paciente e toda a preparação para ele receber a prótese, que fica pronta em de 45 dias após o início do tratamento, podendo a prótese ser total ou parcial”, explica a coordenadora.

Perder um ou mais dentes é sempre algo complicado. Não apenas esteticamente, mas, também, porque esse problema pode influenciar a forma como falamos, mastigamos e até respiramos. Como cada caso é diferente, atualmente, a odontologia tem vários tipos de implantes e próteses para atender a todas as demandas.

“A prótese dentária visa substituir um ou mais dentes faltantes na boca do paciente. Assim, além de devolver o sorriso, a autoestima e melhorar a estética, ela também contribui para a saúde, já que devolve as funções bucais, melhorando a mastigação, a fonética e, até mesmo, a respiração e com a prótese dentária, o constrangimento pela ausência de dentes e a dificuldade na mastigação são eliminados. As pessoas sentem que recuperaram a força para mastigar e satisfação para sorrir, sem constrangimentos” ressalta Dra. Bruna Paiva.

Para participar do programa, basta a pessoa procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua comunidade ou um agente da saúde família.

Jailton Pereira - Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.