Portal Caparaó - Celebração marca a instalação da Paróquia São José em Manhuaçu
Geral

Celebração marca a instalação da Paróquia São José em Manhuaçu

19/07/2021 - Atualizado em 20/07/2021 08h46

MANHUAÇU (MG) - Na tarde deste domingo, 18/07, uma missa festiva marcou a instalação da Paróquia de São José, em Manhuaçu. Tudo aconteceu depois do empenho de todos na construção da igreja, que fica entre os bairros Bela Vista e Lajinha, o número de fiéis aumentou de forma significativa, bem como a frequência das comunidades vizinhas.

A cerimônia contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, vários sacerdotes da Diocese, Sacramentinos e representantes das comunidades, que passam a pertencer à nova paróquia. O momento marcou também a posse do seu primeiro pároco, padre Willis de Oliveira Gama.

Ao início da celebração, foi feita a leitura do decreto episcopal de criação da nova paróquia, a biografia do Padre Willis e o documento de nomeação de pároco. Em seguida, o sacerdote prestou a profissão de fé e juramento como pároco e recebeu as chaves da igreja.

Desmembrada da paróquia de São Lourenço, a nova paróquia é formada pelas seguintes comunidades: São José – Bairros Bela Vista, Lajinha e Vila Deolinda; Nossa Senhora das Graças – Bairro Bom Jardim; Divino Espírito Santo – Ponte da Aldeia, e bairro Santa Luzia. Além disso, são treze comunidades rurais: Bom Jesus - Bem Posta; Imaculada Conceição - Boa Vista; Nossa Senhora Auxiliadora – Barra da Boa Vista; Nossa Senhora da Esperança – Vila Boa Esperança; Nossa Senhora das Dores - Ponte do Silva; São Geraldo – Barra da Taquara Preta; São João Batista – Vila Formosa; São José – Palmital; São José – Raiz; São Pedro - Vila Cachoeirinha; São Sebastião – Córrego São Sebastião; São Sebastião – Manhuaçuzinho; e São Sebastião – Taquara Preta.

Nova paróquia

Em sua fala, o Bispo Dom Emanuel Messias relembrou a importância do padroeiro. “Não podemos nos esquecer de que estamos em pleno ano dedicado a São José e em homenagem a ele estamos criando essa paróquia sob o seu patrocínio. Tenho rezado muito pelo padre Willis, pelas lideranças e pelo povo dessa nova paróquia para que Deus derrame sobre ela uma chuva de graças e ela possa ser impulsionada pela luz do Espírito Santo de Deus”.

Segundo Dom Emanuel, Manhuaçu é uma cidade muito grande, do mesmo porte de Caratinga, e enquanto Caratinga tem seis paróquias, Manhuaçu tem apenas duas. “A paróquia de São Lourenço é imensa com 28 grandes comunidades. Os padres de São Lourenço são cuidadosos, pastores zelosos, mas estão sobrecarregados com tantas comunidades. Não se pode negar que uma paróquia menor pode ser mais bem cuidada pelo seu pastor. É nesse sentido, com o intuito de uma vida paroquial mais intensa e mais celebrativa, que estávamos criando essa nova paróquia”.

Sobre a escolha do pároco, Dom Emanuel ressaltou que o “Padre Willis de Oliveira Gama é um experiente pastor, especialmente por ter sido o primeiro pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Carangola, durante sete anos, com um belíssimo trabalho. Ele é corajoso, empreendedor, esforçado, dinâmico, enfim, tudo que nós desejamos para a nova paróquia, que também conta com comunidades muito dispostas, atuantes, compromissadas, desejosa de crescimento, com leigos engajados e dinâmicos. Fiquei muito feliz e esperançoso com o primeiro encontro que tive com as lideranças no dia 26 de junho. Achei-as realmente comprometidas e entusiasmadas. Com a graça de Deus esperamos que tudo dará certo e rezamos nessa intenção”.

Padre Willis de Oliveira Gama é natural de Pocrane, 15 de julho de 1985. Filho de Milton Gomes da Gama e de Rosilene Linhares de Oliveira Gama, tem dois irmãos Leidiane e Daniel. Cursou o Ensino Médio e Fundamental na Escola Anita Garibaldi, em Pocrane.

Ingressou no Seminário Propedêutico em 2005. Nos anos seguintes, cursou Filosofia e Teologia até o ano de 2012 no Seminário Diocesano. Foi ordenado Diácono em 17 de março de 2013 e ordenado Presbítero em 03 de agosto de 2013. Exerceu as funções de Vigário Paróquial nas paróquias de Vermelho Novo, Vermelho Velho e no bairro Limoeiro, em Caratinga. Assumiu o ofício de Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Carangola, desde abril de 2014 até ser transferido para a nova paróquia em Manhuaçu.

Ao falar aos novos paroquianos, o Padre Willis citou uma passagem do evangelho deste domingo “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Marcos 6,31) e relembrou sua trajetória e sua gratidão.

“É difícil ir sozinho. Estamos sempre carregando alguém, alguma coisa, algum sentimento, coisas boas, ruins. Até queria vir sozinho para cá. Mas perceberão, sem muita dificuldade, o tanto que carrego dentro de mim. Carrego minha família, as decisões do bispo, a minha formação no seminário, os amigos, as paróquias por onde passei, os autores que li, os filmes que assisti. Como canta Clarice Falcão: ‘Se não fossem as minhas malas cheias de memórias. Ou aquela história que faz mais de um ano. Não fossem os danos não seria eu’. Não dando conta de caminhar sozinho, resta-me a gratidão a todos que habitam em mim”.

Ele agradeceu ao bispo Dom Emanuel, a acolhida da comunidade paroquial de São José, à paróquia São Lourenço e aos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, bem como aos familiares e aos membros da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

“Temos um caminho de comunhão e unidade a ser construído. Já temos o referencial mais importante: Jesus Cristo. Vamos procurar, à luz Dele, fomentar a caridade, defender toda a vida criada e o direito de viver e morrer com dignidade. Vamos celebrar, à luz de Cristo, com reverência e zelo, os sacramentos. Temos um decreto. Somos uma paróquia. Resta-nos trabalhar unidos para que o Reino de Deus seja construído entre nós”, finalizou.

Ao final da celebração, as comunidades presentes prestaram homenagem à Dom Emanuel Messias, aos padres sacramentinos Rafael Henrique e Carlos Altoé, pelos anos de caminhada e, ao padre Willis de Oliveira na acolhida. Representantes da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Carangola, também participaram da celebração e prestaram homenagem ao sacerdote, que esteve à frente da paróquia, dinamizando sua vida paroquial durante sete anos. Todos desejaram a ele boa sorte na nova missão para o fortalecimento da Paróquia São José.

Carlos Henrique Cruz / Fotos Waltinho Fotógrafo 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.