Portal Caparaó - Voluntários da ONG Amar Manhuaçu concluem oitava casa
Geral

Voluntários da ONG Amar Manhuaçu concluem oitava casa

20/07/2021 - Atualizado em 20/07/2021 08h44

MANHUAÇU (MG) - A equipe da ONG Amar Manhuaçu entregou neste domingo, 18/07, a oitava casa para uma família da cidade. A construção da nova moradia ocorreu no bairro São Francisco de Assis, Manhuaçu.

A casa em que vivia a família, que possui um filho com necessidades especiais, era insalubre, sem ventilação, sem portas, com paredes mofadas e com graves problemas hidráulico e elétricos. Os profissionais da ONG compreenderam ser mais adequado realizar a construção no segundo andar da moradia. Iniciou-se uma avaliação estrutural do imóvel, elaboração do projeto arquitetônico e lista de materiais. Após a captação de recursos a obra foi iniciada no dia 18/05 e finalizada no dia 18/07 (dois meses) com a participação de voluntários e profissionais em mutirões. A oitava casa ficou pronta e foi entregue aos seus moradores em clima de emoção e alegria.

A moradora contemplada, Dona Elzira, relata emocionada: “eu senti um agir de Deus muito grande, um amor muito grande do pessoal, fiquei com vergonha, eles me chamaram para orar junto, comer junto, eu achei uma atitude muito bonita, eu achava que em Manhuaçu não tinha amor ao próximo, mas tem a ONG AMAR que transforma as vidas”.

“A falta de moradia digna é uma realidade também em nossa cidade! São pessoas de bom caráter, de corações generosos e trabalhadoras que, por alguma forma, não conseguem viabilizar condições econômicas para construir. Esse trabalho, que é promovido por voluntários, parceiros e colaboradores financeiros, demonstra que nós não estamos sozinhos, porque Deus está ao nosso lado e por infinitas vezes nos dá oportunidades de demonstrar essa mensagem por meio das nossas ações e generosidade para aqueles que precisam de socorro. Mãos estendidas fazem que todos estejamos de pé. Enfatizamos que 100% do que arrecadamos é investido exclusivamente na construção e por isso otimizamos os recursos promovendo construções como essa em que o investimento foi próximo a 20 mil reais. Gratidão a todos que fazem esses sonhos de uma moradia digna se tornar realidade” Relata Allan Rocha, presidente da Amar Manhuaçu.

Em três (03) anos de organização foram beneficiadas 36 pessoas por meio da construção de oito (08) casas para famílias em condições de risco estrutural,

As etapas de cada projeto são:

1 – Identificação da família por meio de inscrição feita pela mesma ou terceiros através no e-mail amarmanhuacu@gmail.com, a partir de informações pessoais e condições atual da moradias;

2 – Realização de assembleia para analisar os critérios de seleção e definir a escolha; são prioridades famílias que recebem até dois (02) salários mínimos; presença de idosos; pessoas com deficiências físicas e/ou neurológicas; e com problemas sérios de saúde), presença de crianças.

3 – Entrevista da família sobre as necessidades de intervenção na residência;

4 - Elaboração de projeto arquitetônico e civil para quantificação dos materiais necessários;

5 – Apresentação do projeto para a família;

6 – Campanha para captação de recursos para a construção;

7 – Execução da obra com profissionais e voluntários em mutirões (reduzidos em período de pandemia);

8 – Entrega da nova casa para a família.

Para conhecer mais sobre a ONG, basta acessar as redes sociais da entidade:

Contatos:

•Facebook: amarmanhuaçu

• Instagram: @ongamarmanhuacu

•E-mail: amarmanhuacu@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.