Portal Caparaó - Lajinha institui Dia Municipal da Cultura
Entretenimento

Lajinha institui Dia Municipal da Cultura

29/08/2021 - Atualizado em 30/08/2021 07h47

LAJINHA (MG) - A Câmara Municipal de Lajinha aprovou, no dia 25 de agosto, o Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal da Cultura”, a ser comemorado, anualmente, no dia 17 de setembro, data natalícia do escritor lajinhense Marcelo Gomes Dolabela.

De autoria do Poder Executivo Municipal, o projeto homenageia um filho ilustre do município e tem o objetivo de fortalecer ações culturais, oportunizar o surgimento de novos talentos e exaltar artistas, produtores culturais e demais personagens que lutam em prol da cultura lajinhense.

Conforme estabelecido na legislação, na semana que abrange o dia 17 de setembro o Poder Executivo Municipal e a sociedade civil deverão promover atividades ligadas ao desenvolvimento, valorização e reconhecimento das manifestações culturais locais.

O evento criado pela lei também constará no Calendário Oficial de Eventos do município de Lajinha.

Marcelo Gomes Dolabela

Nasceu no município de Lajinha aos 17 de setembro de 1957.

Com o objetivo de prosseguir nos estudos, ainda jovem transferiu-se para Alto Jequitibá (MG) e em seguida para Belo Horizonte, onde fixou residência e formou-se em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A partir da revista de poesia “Cemflores”, criada com colegas da UFMG no fim dos anos 1970, iniciou trajetória de sucesso no cenário cultural mineiro. Em mais de 40 anos de carreira, destacou-se como professor, pesquisador e pela autoria de vários artigos, roteiros e livros, como o “ABZ do rock brasileiro”, obra referência do rock nacional.

Como músico, vocalista e letrista, participou das bandas “O Grande Ah”, “Sexo Explícito” e do grupo de punk “Divergência Socialista”, fundado por ele em 1983 e considerado um marco da cena alternativa da capital mineira.

Sua morte, ocorrida em 18 de janeiro de 2020, foi noticiada em diversos veículos de imprensa e recebida com grande tristeza por produtores culturais e artistas do estado de Minas Gerais.

Brilhante intelectual e rara figura humana, Marcelo Dolabela é um orgulho para Lajinha e digno de receber tal homenagem.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.