Portal Caparaó - Painel Campo Futuro discute café das Matas de Minas
Agronégocios

Painel Campo Futuro discute café das Matas de Minas

31/08/2021 - Atualizado em 31/08/2021 16h32

MANHUMIRIM (MG) - O Painel Campo Futuro Café em Manhumirim, em versão híbrida (presencial e virtual), destacou a importância da contribuição dos dados repassados pelos técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A iniciativa da CNA, com execução da Universidade Federal de Lavras (Ufla) tem o apoio do Sistema e do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim.

"O painel em Manhumirim foi extremamente produtivo. O cenário é semelhante a outras regiões, onde a redução da produtividade devido às intempéries climáticas e o aumento dos custos de produção foram os destaques e pontos de alerta aos produtores. Só o COE, de 2020 para este ano aumentou 37,5% - apesar da menor produção (de 35 para 33sc/ha), os resultados foram positivos em razão às altas nos preços do café”, destacou Ana Carolina Gomes, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, Isaac Malta Júnior, conta que estão participando desde o começo do painel Campo Futuro Café para obter o levantamento do custo da nossa cafeicultura da região. “É importante estar à frente, juntamente com a CNA e o Sistema FAEMG, para poder discutir com os produtores sobre seus levantamentos e chegar à finalização desta planilha. Hoje, a presença dos técnicos do ATeG é fundamental, pois eles já têm todos os dados e análises, que contribuem para a concretização do painel com mais minúcias do dia a dia.”

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.