Portal Caparaó - Vereador Rodrigo promove encontro em busca de soluções para enchentes
Geral

Vereador Rodrigo promove encontro em busca de soluções para enchentes

11/09/2021 - Atualizado em 12/09/2021 11h17

MANHUAÇU (MG) - O Vereador de Manhuaçu, Administrador Rodrigo, se reuniu, na tarde de sexta-feira, 03/09, na sede da Câmara de Vereadores com representantes dos municípios de Luisburgo e São João do Manhuaçu, além de representantes da ONG Pró Rio Manhuaçu e o Professor Doutor André Faria, da Universidade Federal de Viçosa, para tratar da implementação de medidas que poderão contribuir para minimizar os impactos das enchentes em Manhuaçu.

Participou do encontro os representantes da ONG Pró Rio Manhuaçu, Allyson Sad, Keller Filgueiras e Roberto Luiz David; o Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Manhuaçu, Sandro de Sousa Tavares; o Secretário de Gabinete de São João do Manhuaçu, Itelvânio de Amorim; o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Manhuaçu, Itamar José de Abreu; o Secretário Municipal de Administração de Luisburgo, Otávio Batista Pereira Praça e a Assessora Especial de Luisburgo, Aline da Silva Amaral Nunes.

Na reunião, o Professor André Faria, apresentou um resumo do estudo feito onde foram identificados todos os pontos onde devem ser implementadas ações para minimizar os impactos das enchentes. Dentro deste pontos mais importantes e destacados pelo Doutor André estão a ampliação das caixas de contenção em estradas no meio do cafezal e de estradas onde transitam os veículos. Foi identificado também que devem ser feitos pelos três municípios a manutenção das caixas de contenção já existentes, além do reflorestamento das encostas.

Neste trabalho foram produzidos nove mapas temáticos: Solos; Geomorfologia; Geologia; Uso Atual e Cobertura Vegetação; Susceptibilidade à Erosão; Bacias e microbacias; Declividade e Altimetria; Áreas de Preservação Permanente.

Os mapas temáticos trazem informações de forma a contribuir para o planejamento e gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, localizada nos municípios de Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Luisburgo.

Alguns problemas encontrados: Assoreamento de cursos d´água; Produção agrícola – liberação de grande quantidade de sedimentos; Falta de cobertura vegetal – ciliar, áreas de preservação permanente (conforme legislação aplicável), construção e manutenção das estradas principais e secundárias; Esgoto doméstico e agrícola; Defensivos agrícolas, lavagem do café e Núcleos urbanos.

As soluções apresentadas foram: Construção de microbarragens; Bacias de contenção; Plantio em patamares; Drenagem nas estradas principais e vicinais; Recuperação de áreas degradadas; Educação  Ambiental; Práticas de manejo do solo e da água; Recuperação de nascentes; Construção de fossas (resíduos domésticos, industriais e animais); Controle na utilização de agrotóxicos e destino final das embalagens e resíduos; Recuperação e implantação de matas ciliares; Cercamento de nascentes e Combate a incêndios.

Para o Vereador Administrador Rodrigo foi um passo muito importante. “Quero agradecer a todos que participaram conosco dessa reunião e temos a certeza que foi mais um grande passo para tentarmos minimizar o problema da enchente que cada vez mais afeta nossa cidade e região”, salientou Administrador Rodrigo.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.