Portal Caparaó - Samal intensifica ações de conscientização e campanhas educativas
Geral

Samal intensifica ações de conscientização e campanhas educativas

14/09/2021 - Atualizado em 14/09/2021 15h43

MANHUAÇU (MG) - A prefeitura de Manhuaçu, através do SAMAL – Serviço Autonomo Municipal de Limpeza Urbana lançou uma campanha educativa e de conscientização para manter a cidade e o rio limpo. A ação terá o objetivo de conscientizar a população e os comerciantes a não jogarem lixo na rua e no rio contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada.

“Precisamos conscientizar a população que essa casa aqui é nossa, então o dever de mantê-la limpa é nosso também. Vamos trabalhar na conscientização e orientação sobre o horário de coleta. É um trabalho de extrema importância. A imagem que as pessoas de fora do município têm é que a cidade é suja. Vamos acabar com esse mito e a primeira medida está sendo feita, que é realizar uma limpeza geral cidade e no rio Manhuaçu e agora é hora de contar com o apoio da população”, disse Kilder Perígolo, Diretor do SAMAL.

A ação será dividida em duas etapas. Na primeira, que teve início, as equipes do SAMAL vão atuar de forma educativa, com o intuito de conscientizar a população. As equipes de fiscalização vão criar rondas, mapear a cidade e atuar nos pontos mais críticos. As infrações serão registradas com fotos, vídeos e relatórios.

“Contamos também com a participação das Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras que estarão notificando as pessoas e empresas que forem flagradas fazendo o descarte irregular de lixo e entulhos”, ressalta Kilder.

Serão confeccionados e distribuídos aos moradores e comerciantes material educativo que detalha a forma correta de descarte do lixo, com horários de coleta e rotas atendidas. O SAMAL irá limpar e afixar placas em locais normalmente utilizados como lixeiras, alertando para a proibição de despejo de detritos. Novos contêineres já foram adquiridos e após a chegada dos mesmos eles serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e distritos.

“Essa ação vai trabalhar na conscientização da população, pois o lixo que é jogado na rua vai para o bueiro, gerando um transtorno para o próprio agente causador”, destaca o Diretor do SAMAL.

Na segunda etapa, que se dará em caráter permanente, os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. Com multas e sanções previstas na Lei complementar 04 de 12 de dezembro de 2017.

“A questão do lixo impacta diretamente na saúde e no meio ambiente e a população precisa mudar alguns hábitos, e essa mudança passa pela gestão pública dando o exemplo. Por isso, melhoramos a coleta, com serviço regular, e criamos dispositivos para dialogar com a população”, completa Kilder Perígolo.

Desde o início da atual gestão, várias medidas já foram tomadas para reduzir o descarte de lixo nas ruas. Houve reforço do serviço de varrição e a coleta foi reforçada, com a contratação de uma mais mão de obra, reforma e ampliação da frota de veículo com o aumento do número de caminhões atendendo às rotas diariamente. Tais ações visão melhorar o atendimento à população.

Assessoria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.