Portal Caparaó - Lançamento dos Cafés Campeões da Safra 2020 do Concurso Estadual
Agronégocios

Lançamento dos Cafés Campeões da Safra 2020 do Concurso Estadual

15/09/2021 - Atualizado em 16/09/2021 07h55

BELO HORIZONTE (MG) - O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (13/9), do lançamento dos Cafés Campeões, do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, que avaliou e premiou os produtos da safra 2020. O encontro foi na rede supermercadista Verdemar Sion, em Belo Horizonte, parceira e patrocinadora do evento.

O governador parabenizou os mais de 1,7 mil participantes do concurso e saldou o grande campeão da edição, o cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas.

"Parabenizo todas as milhares de pessoas que trabalham na cafeicultura, que, com muito esforço, conquistaram credibilidade na produção do café de altíssima qualidade, reconhecido no Brasil e no mundo. Queremos que grande parte desses produtos que circulam no estado sejam de linha premium, rentabilizando tanto o produtor rural quanto as redes de supermercado responsáveis pela comercialização", destacou.

Riqueza no campo

Além disso, Zema destacou a importância do café na geração de emprego e renda no estado e ressaltou os investimentos para que um produto de melhor qualidade chegue, cada vez mais, à mesa dos mineiros.

"Temos que investir e melhorar para que não sejamos somente um exportador de commodities. O café, produto fundamental para a economia do estado, é importante gerador de riqueza, além de um setor empregador e de prosperidade para quem mora no campo", disse.

Certificação

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, explicou que, com o concurso, a qualidade do café é melhorada. Além disso, ela ressaltou que a elevada pontuação dos concorrentes é fruto de um trabalho que foi construído ao longo dos anos.

“É preciso agradecer o trabalho dos técnicos da Emater e dos produtores na realização desse concurso. São mais de 1,7 mil amostras. É um dos maiores concursos do mundo e com um grande número de produtores certificados. Temos trabalhado pela ampliação do número de cafeicultores com certificação. Com a pandemia, notamos uma maior busca por produtos certificados. Isso demonstra a importância do Certifica Minas Café”, lembrou.

Campeão

O cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda, de Espera Feliz, nas Matas de Minas, que foi o campeão 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, também destacou a importância da Emater, que muitas vezes atua nos bastidores da produção e possui uma equipe de grande importância para os agricultores. “São os técnicos que nos orientam e dão suporte para que possamos evoluir cada vez mais, buscando tecnologias para melhorar nosso produto, garantido a qualidade na mesa do consumidor", disse.

O concurso

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Em 2020, a premiação recebeu 1.792 inscrições. A participação no concurso é gratuita e podem concorrer somente produtores de municípios mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas no ano do concurso.

Cafeicultura em Minas

Minas Gerais tem 463 municípios produtores de café e uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares (dados do mapeamento do parque cafeeiro mineiro de 2018).

A macrorregião Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem 77 municípios produtores e uma área plantada de 37,8 mil hectares.

Já o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Nordeste somam 51 municípios e uma área cafeeira de 211,9 mil hectares.

Na Zona da Mata mineira, Vale do Rio Doce e região Central são 181 municípios e uma área cultivada de 322 mil hectares.

As regiões Sul e Centro-Oeste, juntas, possuem a maior área. São 649,9 mil hectares plantados em 154 municípios. O estado é o maior produtor de café do Brasil, produzindo mais de 50% da safra nacional.  

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.