Portal Caparaó - Minas Gerais inteiro continua na Onda Verde
Geral

Minas Gerais inteiro continua na Onda Verde

16/09/2021 - Atualizado em 17/09/2021 09h18

REDAÇÃO - Pela segunda semana seguida, todas as 14 macrorregiões de saúde do estado continuam na onda verde do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura das atividades. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16/9) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, que faz o acompanhamento da pandemia.

Os cenários epidemiológico e assistencial permanecem favoráveis em todas as macrorregiões. Destaques para a queda de 36% nas solicitações de internações em quatro semanas e para o avanço da vacinação. Minas chegou a 86,44% da população adulta com pelo menos a D1 - primeira dose da vacina contra a covid, conforme a última atualização. E mais de 42% dos adultos já tomaram a segunda dose ou dose única. A taxa de incidência da doença caiu 5% nos últimos 14 dias.

“Todo o estado segue na fase mais flexível. O cenário está mais positivo, puxado pelo avanço da vacinação. Estamos próximos de imunizar 100% dos adultos. Ainda nesta semana também temos a proposta de iniciar a distribuição da Pfizer para reforço nos idosos e vacinação dos adolescentes com comorbidade”, destacou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Remanejamento de doses

Durante a apresentação dos dados, o secretário de Saúde enfatizou que os municípios que concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos de idade poderão iniciar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos e aplicação de reforço em idosos. A medida vale somente para locais com disponibilidade de reserva técnica da Pfizer.

No caso das cidades que têm sobras de CoronaVac e também finalizaram a campanha junto ao público-alvo, a orientação é disponibilizá-las para que a Unidade Regional de Saúde redistribua para outros municípios que ainda não concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos.

Novas doses

Nesta quinta-feira (16/9), Minas Gerais deve receber do Ministério da Saúde mais 361.640 doses da Pfizer e 260.250 da AstraZeneca.

Comitê Extraordinário Covid

Fazem parte do Comitê Extraordinário Covid-19 o Governo de Minas, secretários, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.