Portal Caparaó - 1º Congresso Municipal do Orçamento Participativo é realizado em Manhuaçu
Política

1º Congresso Municipal do Orçamento Participativo é realizado em Manhuaçu

21/09/2021 - Atualizado em 21/09/2021 12h56

MANHUAÇU (MG) - A tarde do último sábado (18) foi um marco histórico na administração pública de Manhuaçu, com a realização do 1º Congresso Municipal do Orçamento Participativo. Os delegados, representantes dos bairros, distritos e comunidades, aprovaram por aclamação todos os encaminhamentos que farão parte do orçamento do município no exercício de 2022, girando em torno de R$ 5 milhões de reais.

A  Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, abriu o congresso reforçando o papel da participação popular e que com trabalho sério, está conseguindo fazer com que cada centavo do contribuinte seja usado com responsabilidade. “Estou cumprindo o que prometi em meu programa de governo e isto me deixa realizada.  Os desafios deste primeiro ano de mandato foram e estão sendo enormes. Temos mostrado que é possível fazer com que cada centavo tenha seu valor. A ponte do Bom Pastor que foi orçada em mais de 400 mil, com o empenho do secretário de obras foi feita com 30 mil reais, a ponte do Galho que também foi orçada em mais de 300 mil reais e hoje nós estamos fazendo com 60 mil, isso prova que estamos no caminho certo. Muitos têm levantado falso contra nós, mas eles não nos vencerão”.

Além da Prefeita Imaculada, todo o seu secretariado e diretores, também esteve presente no congresso o Deputado Federal Mário Heringer, que parabenizou todos os envolvidos neste ato de democracia. Já o Presidente da Câmara Cleber Benfica destacou em sua fala a importância do evento. “Este momento é histórico para Manhuaçu, pois é um movimento participativo com mais de 65 comunidades sendo ouvidas. Foram longas 28 audiências públicas online devido à Pandemia da Covid-19. Agradeço a todos os líderes comunitários, população e vereadores que também participaram de todos esses encontros online. Todos que estão aqui, estão esperançosos para que cheguem os benefícios para as comunidades e vamos fazer o possível para melhorar a qualidade de vida de cada um”, salientou.

O Presidente da Comissão de Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas, vereador Allan do Alaor, disse que o momento é histórico na política de Manhuaçu. “Há alguns meses, ouvi pessoas dizendo que isso aqui era impossível, e hoje estamos fazendo história, pois está acontecendo o envolvimento de todas as comunidades rurais e urbanas. Como Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas tenho muito orgulho de ter participado das 26 das 28 reuniões online e ouvi atentamente as demandas e propostas enviadas à Prefeitura. Parabenizo o Secretário de Planejamento, Roberto Fully e a Prefeita Imaculada por esta iniciativa e a todos os líderes de comunidade que participaram”, ressaltou Allan.

A Presidente do Coamma Marinez Bragança ressaltou que este foi um resgate do papel das associações de moradores. “Quero parabenizar a Prefeita Imaculada, aos secretários e todos os envolvidos, mas quero parabenizar principalmente as associações. As associações por muito tempo foram desprezadas, e agora elas mereceram o espaço que é de direito, da cidadania. As associações é que podem falar com propriedade aquilo que é da sua necessidade, da necessidade da sua comunidade, e este espaço foi aberto, nós relatamos as nossas necessidades. Fizemos um dever de casa direitinho”.

Conhecimento

Além de ratificar as demandas que foram levantadas nas 28 audiências virtuais, o Congresso também ofertou aos delegados e convidados momentos de conhecimento sobre o que é o orçamento público. Os dois membros da JEOF (Junta de Execução Orçamentária e Financeira), a Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia e o Secretário da Fazenda Magno Marçal, falaram sobre o orçamento e quais os programas que serão executados no próximo ano.

O Congresso ainda contou a palestra de Ângelo José Roncalli de Souza, ex-prefeito de São Gonçalo do Pará (MG) e ex-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), que falou sobre o Orçamento Participativo, o qual ele implantou na sua cidade quando prefeito. “Quero parabenizar a Prefeita Imaculada, o vice-prefeito Nailton, todo o seu secretariado, os vereadores, os delegados, a população de modo geral. Hoje não há nada melhor do que programar a gestão pública ouvindo as pessoas, e não é só ouvir de modo geral, mas ouvir dentro de uma técnica de uma forma, que é o orçamento participativo. Eu fiquei muito feliz com o que eu vi aqui hoje, mesmo em momento de pandemia, as pessoas participaram, sugeriram, querendo construir um futuro para a cidade”, comentou Ângelo Roncalli.

Foi também dado ao conhecimento dos delegados, pelo Secretário de Planejamento Roberto Fully e pelo Engenheiro Carlos Augusto Bonifácio Pires, como foram tratadas as demandas que foram levantadas, conforme explicado em ofício enviado nominalmente a cada delegado em agosto.

Homenagens

Ao final do Congresso, os delegados foram homenageados com a entrega de um Diploma de Distinção de Honraria, por terem participado do 1º Congresso Municipal do Orçamento Participativo de Manhuaçu.

Outro homenageado foi o Secretário de Planejamento Roberto Fully, que conduziu todo o processo do Orçamento Participativo e que está de saída da administração. A partir de 27 de setembro, o responsável pela pasta será o Engenheiro Carlos Augusto Bonifácio Pires.

Orçamento

Todas as mais de mil demandas levantadas estarão inclusas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), no PPA (Plano Plurianual) e no LOA (Lei Orçamentária Anual). Mais da metade já foi, está ou será atendida ainda este ano.

O Orçamento Participativo foi realizado por meio de 28 audiências públicas virtuais, entre os dias 28 de abril e 26 de maio de 2021.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.