Portal Caparaó - Câmara de São João do Manhuaçu aprova adesão ao SAMU
Geral

Câmara de São João do Manhuaçu aprova adesão ao SAMU

27/09/2021 - Atualizado em 27/09/2021 15h41

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de São João do Manhuaçu está oficialmente autorizada a integrar o consórcio de municípios CISDESTE para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A autorização foi dada pela Câmara Municipal, que aprovou um projeto de lei adesão do município Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste.

A implantação do SAMU envolve os municípios e os governos federal e estadual. O CISDESTE já atende grande parte da zona da mata e, com a mudança, está ampliando a base de atendimento na região. A Prefeitura de São João do Manhuaçu informou que a cidade terá uma base do SAMU com Unidade de Suporte Básico (USB).

Pelo convênio, o Ministério da Saúde ficará responsável pela metade do custeio do SAMU regional. O governo do Estado e os municípios ficarão responsáveis por 25%, cada, dos custos, com um repasse proporcional ao número de habitantes.

A programação é que o Serviço seja disponibilizado a partir de dezembro de 2021.

Durante a reunião, a Presidente Leninha do Preto ressaltou a importância dessa conquista. “São João do Manhuaçu terá uma equipe do SAMU de prontidão. Isso faz muita diferença na hora de uma urgência. Quero parabenizar o Prefeito Sérgio Camilo e o secretário de saúde Felipe Fonseca por essa conquista. A Câmara Municipal já aprovou os dois projetos que permitem a adesão do nosso município”, pontua.

A reunião para aprovação das matérias foi convocada de forma extraordinária, no dia 17/09, e garantiu a votação de sete projetos de lei.

COMO FUNCIONA O SAMU

O SAMU atende casos de urgência e emergência e busca chegar precocemente à vítima após ter alguma ocorrência que possa levar a sofrimento, sequelas ou à morte. O atendimento é feito à população, em residências, locais de trabalho e vias públicas, desde que se enquadre na urgência e emergência.

Assessoria de Imprensa 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.