Portal Caparaó - SAMU: Presidente do CIS-Caparaó pede urgência de adesão dos municípios da região
Geral

SAMU: Presidente do CIS-Caparaó pede urgência de adesão dos municípios da região

28/09/2021 - Atualizado em 28/09/2021 13h50

REDAÇÃO - O presidente do CIS-Caparaó Sérgio Camilo, prefeito de São João do Manhuaçu, recebeu o Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, e a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – CISDESTE, Isabella Bertelli (coordenadora de bases), Júlio César Andrade (coordenador de NEP – Núcleo de Educação Permanente) e Everton Castro (assessor técnico), acompanhados do Felipe Fonseca (Secretário de Saúde) e Eugênio (Secretário de Obras). O encontro é parte do processo de implantação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de São João do Manhuaçu.

A equipe visitou nesta segunda-feira, 27/09, o local escolhido para ser a base principal do SAMU na cidade. “Quero deixar claro a importância dessa base do SAMU para o nosso município e para as cidades vizinhas. No nosso governo como prefeito de São João do Manhuaçu saúde é prioridade e agora sabemos que será um ganho muito importante para atender a população na totalidade, num momento de urgência e emergência. No CIS-Caparaó também vejo os 15 municípios voltados para a saúde, que é a base do trabalho”, pontuou Sérgio Camilo.

Em São João do Manhuaçu, a Câmara Municipal já aprovou a lei para adesão. O município também está agilizando os procedimentos para as obras do local que servirá de base.

BASES ESTRATÉGICAS

O prefeito e presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Camilo, pontuou também que a localização das bases para atendimento foi desenhada com prioridade para a logística de atendimento, cobrindo mais locais e garantindo maior agilidade na hora do socorro para todos.

“A base foi alocada dentro de uma logística para atender os municípios circunvizinhos. A importância é grande agora de cada município acelerar o processo, aprovar a lei de adesão e firmar o convênio para o início do SAMU 192 na nossa região. A população precisa do serviço funcionando e temos que agilizar essa implantação”, destacou.

A equipe do SAMU 192 Cisdeste e do CIS-Caparaó está pronta a atender aos prefeitos e vereadores, participando de reuniões e esclarecendo todos os pontos.

AVANÇO NA URGÊNCIA

O processo de ampliação do SAMU envolve a incorporação de 53 municípios da Leste do Sul em uma Central de Regulação de Urgência Única, somada à aquisição de 23 ambulâncias.

A macrorregião Leste do Sul contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) distribuídas em pontos estratégicos da região.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.