Portal Caparaó - Associação La Vigna Ítalo-brasileira promove ação do Setembro Amarelo
Geral

Associação La Vigna Ítalo-brasileira promove ação do Setembro Amarelo

28/09/2021 - Atualizado em 28/09/2021 07h58

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu nesta sexta-feira, dia 24, na praça Cordovil Pinto Coelho, um evento da Associação La Vigna Ítalo-brasileira com intuito de chamar a atenção dos manhuaçuenses em relação à campanha de valorização da vida, dentro da programação do Setembro Amarelo.

A associação considera muito preocupante o alto número de autoextermínios que incide na região. A ação ocorreu com um plantão psicológico ao ar livre e com atividades ligadas a arte, convidando as pessoas que se encontravam na praça a expressarem seus sentimentos através de demonstrações artísticas.

Em Manhaçu e no Brasil inteiro, todo mês de setembro está sendo enfatizada a prevenção do suicídio, um fenômeno social, que tem uma alta incidência entre os idosos e é uma das três maiores causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.

Para cada suicídio que acontece, houve entre 10 e 20 tentativas, e cada morte por suicídio afeta emocionalmente outras 60 pessoas próximas à vítima. Especialistas afirmam que em mais de 90% dos casos, o suicídio está ligado a um transtorno psiquiátrico, principalmente a depressão, mas que o preconceito a respeito de temas ligados à saúde mental ainda impede muitas pessoas de buscar ajuda.

No momento, a nossa associação está com 10 estagiárias de psicologia em atendimento e a população, além das opções de buscar ajudar nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da cidade, nas ESFs, no CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente, a população local pode contar também com o apoio da associação entrando em contato pelas nossas mídias sociais (Instagran e Facebook).

A associação convida a todos a vir fazer parte, a ser voluntário e a conhecer através do nosso site www.lavignaitalobrasileira.com.br os trabalhos realizados e também podem tirar dúvidas pelo WhatsApp (33) 984619501.

https://instagram.com/lavignaitalobras

https://www.facebook.com/lavigna.itabra

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.