Portal Caparaó - Polícia Militar entrega nove veículos novos
Geral

Polícia Militar entrega nove veículos novos

14/05/2009 - Atualizado em 18/05/2009 11h38

O Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva (Comandante da 12ª Região da Polícia Militar) e o Tenente-coronel Ney Castro Brito (Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar) entregaram nove viaturas do projeto Cinturão de Segurança – Fase 3 – aos municípios de Chalé, Santana do Manhuaçu, Pedra Bonita, Espera Feliz, Simonésia, São José do Mantimento, Santa Margarida, Matipó e Caputira. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 13, pela manhã, em Manhuaçu.

O “Cinturão de Segurança” foi criado pelo Governador Aécio Neves e tem a finalidade de proteger e fortalecer as regiões de divisa do Estado, inibindo ações do crime organizado e de quadrilhas especializadas de roubo de cargas, roubo a estabelecimentos bancários, tráfico de drogas e outras modalidades criminosas que atentem contra a segurança pública.

Implantado a partir de 2005, o projeto abrange na área de atuação do 11ºBPM os municípios de Espera Feliz, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Manhumirim, Martins Soares, Durandé, Lajinha e Mutum (contemplados na primeira fase) e Manhuaçu, Luisburgo, São João do Manhuaçu e Caparaó (contemplados na segunda fase), além dos nove municípios contemplados nesta quarta-feira, 13.

A Polícia Militar que atua nestas localidades recebeu ainda coletes, fuzis, pistolas, binóculos e aparelhagem de rádio, além de treinamento específico para procedimentos nas áreas de divisa. Nesta terceira fase, as unidades policiais atendidas foram munidas também com pistolas .40, sinalizadores luminosos, cones e a estruturação de uma rede de informática interligando informações entre os batalhões e suas respectivas frações. “Como estão em regiões de divisa e locais estratégicos, os policiais precisam ter condições de resposta a altura do tipo de marginais que deixam seus estados com a intenção de cometer crimes em Minas. Essa estruturação é para proteger nosso estado das mais diversas situações criminosas que migram para cá”, destacou o comandante Tenente-coronel Ney de Castro Brito.

PARCERIA

O Comandante da 12ª RPM, Coronel Geraldo Henrique, ressaltou que essa foi a primeira visita oficial que faz ao 11º BPM desde que foi promovido, há um ano. Ele destacou os investimentos do Governo do Estado ao equipar as frações da Polícia Militar e investir na formação de novos policiais.

Ao lembrar momentos em que lideranças procuravam o Comando para pedir a transferência de policiais, Coronel Geraldo Henrique mostrou que o foco das questões avançou muito e ressaltou que essas parcerias devem ser fortalecidas. “Recebo, hoje, prefeitos preocupados em aumentar o efetivo, melhorar a viatura, criar plantão 24 horas, instalar novos locais de policiamento e elevar sua cidade, de nível de destacamento para pelotão. Isto significa o avanço da sociedade brasileira, o avanço da consciência e da participação dos prefeitos. Isto nos dá conforto, nos dá alegria e aumenta nossa responsabilidade. (…) Precisamos ter pessoas com coragem de sentar com a gente e discutir. Dizer se a segurança do município não vai bem e perguntar o que pode ser feito para melhorar. Essa cobrança é importante e necessária. Toda instituição só cresce através destes ambientes”, destacou.

Carlos Henrique Cruz -15/05/09 - 00:02 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.