Portal Caparaó - Congresso derruba veto de Bolsonaro e municípios serão da área da Sudene
Geral

Congresso derruba veto de Bolsonaro e municípios serão da área da Sudene

01/10/2021 - Atualizado em 02/10/2021 08h05

REDAÇÃO - O Congresso Nacional votou e derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que inclui 81 municípios mineiros na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na segunda-feira (27/09). Alguns municípios da região, como Mutum, Inhapim, Santa Rita de Minas, Taparuba e Santa Bárbara do Leste, foram incluídos.

Com isso, os municípios que serão incluídos na área da Sudene vão poder contar com políticas de desenvolvimento regional específicas, incentivos fiscais e acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste.

Autoridades regionais comemoram

A derrubada do veto presencial foi comemorada por empresários e políticos que representam a região no Congresso. Jackson Lemos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV), definiu a decisão como histórica para a região.

“A chegada da Sudene abre as portas para o desenvolvimento econômico. Agora nossa capacidade de atração de novas indústrias para se instalarem aqui será muito maior, pois podemos oferecer tratamento diferenciado através de benefícios fiscais. O trabalho só está se iniciando, nosso próximo passo é conquistar novos investidores através de um plano de atração focado e moderno”.

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, também comemorou a inclusão da cidade na área da Sudene. “Esse vai ser o divisor de águas para o nosso desenvolvimento econômico e social. Vamos de agora para frente trabalhar para trazer o Banco do Nordeste, trazer financiamentos, acesso a incentivos fiscais, será outra realidade, inclusive de geração de empregos na nossa região”.

O deputado federal Hercílio Coelho Diniz destacou a derrubada do veto presidencial como um passo importante, que deve ser seguido por novos esforços em prol da região.

“Essa inclusão vai proporcionar a esses municípios uma oportunidade de desenvolvimento muito grande. Precisamos agora unir com os governos federal, estadual e municipais para fazer obras estruturantes que se fazem necessárias para receber empreendimentos vultosos, que vão gerar os empregos e a riqueza que precisamos. É um dia de muita festa, mas vamos dar sequência ao intenso trabalho”.

Os municípios incluídos estão localizados no Leste do estado (Vale do Rio Doce) e já fazem parte do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), incluindo Governador Valadares, considerado um grande polo de serviços. Entretanto, a maioria dos municípios menores possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) extremamente baixo.

Para o subsecretário da Sede e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, é uma vitória a inclusão de municípios na área mineira da Sudene. ”O governo Romeu Zema restabeleceu a parceria do Estado com a Sudene e hoje temos um diálogo muito produtivo em benefício das regiões mais carentes com indicadores semelhantes aos dos municípios do Nordeste brasileiro. Temos trabalhado muito com a Sudene”, observou o diretor-geral do Idene.

Nilson Borges ressaltou ainda que a união dos senadores mineiros pela causa das regiões mais pobres do estado é fundamental para que os projetos de desenvolvimento inclusivo e sustentável possam ganhar viabilidade e velocidade na implantação.

Haverá facilidade na atração de investimentos e crédito por meio de fundos geridos pelo Banco do Nordeste.

Cidades que serão incluídas na área da Sudene

Açucena

Água Boa

Aimorés

Alpercata

Alvarenga

Bonfinópolis de Minas

Braúnas

Cantagalo

Capitão Andrade

Carmésia

Central de Minas

Coluna

Conselheiro Pena

Coroaci

Cuparaque

Divino das Laranjeiras

Divinolândia de Minas

Dom Bosco

Dores de Guanhães

Engenheiro Caldas

Fernandes Tourinho

Frei Inocêncio

Frei Lagonegro

Galileia

Goiabeira

Gonzaga

Governador Valadares

Guanhães

Imbé de Minas

Inhapim

Itabirinha

Itanhomi

Itueta

Jampruca

José Raydan

Machacalis

Mantena

Marilac

Materlândia

Mathias Lobato

Mendes Pimentel

Mutum

Nacip Raydan

Naque

Natalândia

Nova Belém

Nova Módica

Paulistas

Peçanha

Periquito

Piedade de Caratinga

Resplendor

Sabinópolis

Santa Bárbara do Leste

Santa Efigênia de Minas

Santa Maria do Suaçuí

Santa Rita de Minas

Santa Rita do Itueto

Santo Antônio do Itambé

São Domingos das Dores

São Félix de Minas

São Geraldo da Piedade

São Geraldo do Baixio,

São João do Manteninha

São João Evangelista

São José da Safira

São José do Divino

São José do Jacuri

São Pedro do Suaçuí

São Sebastião do Anta

São Sebastião do Maranhão

Sardoá

Senhora do Porto

Serra Azul de Minas

Sobrália

Taparuba

Tarumirim

Tumiritinga

Ubaporanga

Uruana de Minas

Virginópolis

Virgolândia

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.