Portal Caparaó - Primeiro Superior dos Sacramentinos, morre o Bispo Dom Antônio aos 101 anos
Geral

Primeiro Superior dos Sacramentinos, morre o Bispo Dom Antônio aos 101 anos

11/10/2021 - Atualizado em 11/10/2021 10h45

REDAÇÃO - Morreu na manhã desta segunda-feira, 11/10, o bispo emérito de Taubaté (SP), Dom Antônio Afonso de Miranda, da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN). Ele faleceu aos 101 anos de idade – era o bispo mais idoso do Brasil – em hospital na cidade de Juiz de Fora, onde se encontrava internado.

A informação foi anunciada pela diocese de Taubaté, em nota oficial. “Rezemos por Dom Antônio, agradecendo a Deus por sua vida e dedicação à Igreja, especialmente à nossa Diocese”, informa a nota.

O sepultamento será nesta terça-feira, 12/10, em Mercês (MG), cidade natal de Dom Antônio.

TRAJETÓRIA

Dom Antônio era mineiro de Cipotânea, cidade famosa por ser berço de mais de 60 padres e cinco bispos no período de menos de 100 anos. Nasceu em 14 de abril de 1920. Mudou-se, com a família, para Mercês-MG, em 1929.

Em 1º de fevereiro de 1933, entrou para o seminário da congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, onde foi aluno e dirigido do fundador, padre Júlio Maria De Lombaerde, hoje com seu nome em processo de beatificação na Santa Sé. Foi um aluno exemplar, inteligente, aplicado, obediente. Nos três anos de Teologia que cursou no Seminário do Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, conseguiu em todos os anos e em todas as matérias excelentes notas.

Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1945. Como padre, dirigiu os seminários do Bom Jesus, em Manhumirim e São Rafael, em Dores do Indaiá, onde também foi pároco por 16 anos em três diferentes períodos.

Já nos seus primeiros anos de sacerdote, teve influência decisiva na reorganização e consolidação da sua Congregação, que passava por momentos de instabilidade, sob o risco de extinção, depois que o seu Fundador e superior falecera tragicamente em um acidente automobilístico no Natal de 1944. Essa sua participação determinante na vida dos sacramentinos levou-o a ser eleito o primeiro Superior Geral da congregação com apenas 32 anos, tendo que aguardar uma licença especial de Roma para que assumisse, diante de tão tenra idade.

Em 8 de novembro de 1971, teve a sua nomeação de bispo de Lorena-SP publicada no jornal oficial da Santa Sé, Osservatore Romano. Tomou posse nessa cidade em 23 de janeiro de 1972. Entre as grandes realizações do seu primeiro governo diocesano, registra a fundação da Comunidade Canção Nova, que se tornou o maior complexo católico de comunicação do mundo, quando chamou o padre Jonas Abib e o designou para um trabalho de evangelização junto à juventude tendo como púlpito os meios de comunicação.

Em 1977 foi transferido para a diocese de Campanha como bispo coadjutor, com direito à sucessão, e administrador apostólico com plenos poderes, em razão da doença de dom Othon Motta, que o impedia de dirigir aquela diocese. Deixou sua marca naquela cidade como um eficiente administrador e pastoralista.

De Campanha foi transferido para a diocese de Taubaté, para suceder a dom José Antônio do Couto, acometido de dois AVCs que o impediram de governar.

Em Taubaté também ganhou fama de reconhecido pregador, grande administrador e incentivador das pastorais e movimentos leigos. O papa João Paulo II aceitou a sua renúncia canônica em 22 de maio de 1996, nomeando-o administrador apostólico até a posse do seu sucessor, dom Carmo João Rhoden, em 17 de agosto daquele mesmo ano.

Dom Antônio Affonso de Miranda era um intelectual renomado, muito respeitado no episcopado brasileiro. Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas.

Era jornalista e advogado, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro da Academia Taubateana de Letras.

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.