Portal Caparaó - Bem Posta: Fiéis participam da celebração ao Dia da Padroeira do Brasil
Geral

Bem Posta: Fiéis participam da celebração ao Dia da Padroeira do Brasil

14/10/2021 - Atualizado em 14/10/2021 14h07

MANHUAÇU (MG) -  A celebração ao Dia da Padroeira do Brasil, que tradicionalmente é celebrada no Cruzeiro da Bem Posta, com a Santa Missa, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi realizada na igreja, devido a condição do tempo e por medidas de segurança, já que pessoas mais idosas gostam de participar da romaria e, assim  manter uma tradição da comunidade, que teve início em 1987.

Todo ano, os fiéis concentram bem cedo e seguem em direção ao Cruzeiro, que fica no ponto mais alto. São aproximadamente 15 quilômetros de caminhada, enfrentando obstáculos, cansaço e lugares íngremes, até chegar ao pé da cruz, onde os romeiros realizam os seus pedidos, agradecem a graça recebida e participam da celebração da Santa Missa.

Já são 34 anos, que as comunidades se reúnem no Dia da Padroeira do Brasil e, no dia 3 de maio (Dia de Santa Cruz), para renovar a fé e pedir graças no Cruzeiro da Bem Posta. A data faz parte do calendário religioso da comunidade católica.

Na terça (12 de outubro), as estradas de acesso não ofereceram condições, para os romeiros irem ao local. Por isso, a celebração aconteceu na igreja da localidade.  A missa foi celebrada por padre Antônio Otaviano, que todos os anos vem de Bom Despacho, para cumprir a agenda com a comunidade.

Ao final, o sacerdote agradeceu o carinho, a participação de todos que estiveram presentes na celebração em honra à Padroeira do Brasil.

“Se Deus quiser, no dia 3 de maio estarei com vocês novamente, para celebrarmos a 34ª caminhada ao Cruzeiro. A tradição, o encantamento nos move para esse ato de devoção. E assim, podemos fazer com que o Evangelho se alastre”, disse padre Antônio Otaviano.

A fé das famílias da comunidade

Essa foi a edição de número 34 da festa, como acontecem todos os anos, em que centenas de pessoas participam da caminhada até o Cruzeiro da Bem-Posta, para participarem da missa.

Moradora do Córrego Bem-Posta, dona Jovelina Ferreira da Silva, 75 anos, fala com alegria das celebrações que já participou. Ela faz parte do grupo das primeiras pessoas que, juntamente com padre Antônio Otaviano percorreu o trajeto até o alto do Cruzeiro.

“É sempre uma alegria para nós, católicos estarmos juntos, buscando a presença de Deus em nossas vidas. Esse ano foi aqui na igreja, mas não deixamos de celebrar esse momento tão bonito”, comenta sorridente.

O morador Celso Luiz, também faz o percurso todo ano, para renovar sua fé e diz, que ao chegar no alto do Cruzeiro se sente renovado. Segundo ele, o trajeto é “puxado”, mas a fé fortalece cada passo dado, para manter viva a tradição.

“Desde a primeira caminhada eu participei e continuo até hoje, pois, a felicidade nos deixa orgulhosos. O encantamento na presença de Deus, através da oração transforma as dificuldades em alegria”, diz o romeiro.

O mesmo conta o morador, José Carlos Amorim, que participou do primeiro grupo de romeiros na caminhada ao Cruzeiro da Bem-Posta. “Durante a caminhada, vamos orando e pedindo a Deus força para vencermos. É uma sensação, que não dá para descrever. A fé nos move, durante toda a caminhada”, conta o morador.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.