Portal Caparaó - Livro sobre perseguidos pela ditadura será lançado em Muniz Freire
Entretenimento

Livro sobre perseguidos pela ditadura será lançado em Muniz Freire

17/10/2021 - Atualizado em 17/10/2021 08h41

MUNIZ FREIRE (ES) - Será lançado no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal de Muniz Freire - ES, o livro O “Grupo dos Onze”: elites políticas e anticomunismo no município de Muniz Freire – ES, do historiador Herbert Soares.

A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado produzida pelo autor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em 2020 o trabalho foi selecionado no Edital de Produção e Difusão Literária da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e agora será publicado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Idealizado em fins de 1963 pelo deputado federal Leonel Brizola, o Grupo dos Onze reuniu militantes em todo o Brasil com o objetivo de lutar pelas reformas de base e impedir possíveis golpes de Estado.

Este livro, o primeiro no Espírito Santo a tratar do assunto, apresenta a trajetória de um desses grupos, fundado no município de Muniz Freire, no Caparaó capixaba. Para tanto, traça um panorama da história local, passa pela instabilidade política da época e detalha as consequências que o golpe de 1964 e a ditadura militar causaram na vida dos integrantes do grupo.

O lançamento seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19 e contará com palestra do autor sobre o conteúdo da obra, que possui 192 páginas e prefácio de Pedro Ernesto Fagundes, doutor em História e professor da Ufes.

O autor

Herbert Soares nasceu em Muniz Freire (ES) e iniciou no ofício de historiador em 2011. É graduado em História pelo Centro Universitário São Camilo (ES) e mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Como colunista de A Gazeta, o maior portal de notícias do Espírito Santo, publicou mais de 50 artigos sobre cultura, atualidades e história capixaba. É autor, ainda, de artigos acadêmicos e dos livros: 90: a caminhada de Mario Ribeiro Soares (Ar Editora, 2016); Catálogo do acervo textual da Casa da Cultura Renato Chrispim Aguilar (Aquarius, 2017) e Coletânea Diálogos no Caparaó (Coautor e coorganizador, livro digital, 2021).

Serviço

Lançamento do livro O Grupo dos Onze: elites políticas e anticomunismo no município de Muniz Freire – ES, do historiador Herbert Soares

Data: 22 de outubro

Horário: 19h30

Local: Câmara Municipal de Muniz Freire, localizada na Rua João Ivo Aguilar, nº 202, Centro, Muniz Freire – ES.

Mais informações e contato com o autor:
E-mail: herinter@hotmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.