Portal Caparaó - Acidente em Alto Jequitibá evidencia a urgência da implantação do SAMU 192
Segurança

Acidente em Alto Jequitibá evidencia a urgência da implantação do SAMU 192

19/10/2021 - Atualizado em 19/10/2021 13h18

ALTO JEQUITIBÁ (MG) - A necessidade de implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) na região de Manhuaçu é uma cobrança antiga. No entanto, um acidente no último sábado, 16/10, mostra mais evidente como a atuação de equipes especializadas auxiliam no socorro imediato.

A Polícia Militar Rodoviária foi acionada por volta de 20 horas por conta de uma colisão no km 110 da MG-111, em frente ao pórtico de entrada da cidade. Segundo as informações iniciais, o acidente envolveu um veículo Fiesta e uma motocicleta que vinha no sentido contrário, na rodovia.

O motociclista sofreu ferimentos graves.

Os primeiros atendimentos foram realizados por uma ambulância do município. A coincidência é que o comboio das equipes do SAMU, que estavam a caminho de Manhuaçu para iniciar os treinamentos para implantação do serviço na região, passava no local e assumiu a ocorrência. No total, havia mais de 20 profissionais, duas ambulâncias e uma van.

Júlio César, socorrista do SAMU, conta que foi feita “a contenção do sangramento e a vítima, de nome Leandro, de 28 anos. O motociclista foi levado ao hospital de Carangola para cirurgia imediata”.

Ele precisou amputar uma das pernas e, segundo o relato de um primo, após o atendimento, Leandro passa bem.

A equipe do SAMU, mesmo em deslocamento para curso, está equipada e pronta para o atendimento imediato. O tempo de socorro é crucial em vários casos. Por isso, a rede de bases de atendimento foi elaborada em pontos estratégicos para chegar rapidamente a todos os municípios da região.

A expectativa é que o SAMU comece a atender a região no mês de dezembro. Alguns municípios ainda não aderiram e nem aprovaram leis em suas câmaras municipais para integrar o SAMU.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.