Portal Caparaó - Começa a segunda etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés
Agronégocios

Começa a segunda etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés

19/10/2021 - Atualizado em 20/10/2021 07h53

BELO HORIZONTE (MG) – A 18ª edição do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais encerrou sua primeira etapa com a inscrição de 1.557 amostras. Agora, começa a segunda etapa, com a análise sensorial dos grãos. Os cafeicultores classificados serão comunicados diretamente pela Emater-MG e devem entregar as novas amostras nos escritórios da empresa.

Do total de amostras inscritas, 1.254 são da categoria Natural e 303 da Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A região produtora com maior número de inscrições foi a Mata de Minas, com 704 amostras. Em seguida, a região Sul de Minas, com 624, Cerrado Mineiro, com 153, e Chapada de Minas, com 76 amostras.

Os cafés serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental.

“As amostras aprovadas na classificação serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Elas receberão notas de 0 a 10”, explica o coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Para a disputa foram aceitas apenas amostras de grãos da espécie arábica, colhidas em 2021, tipo 2, de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de café, peneira 16 e acima, com vazamento máximo de 5%, e umidade entre 10% e 12%.

A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. Nela, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Em 2020, os cafés vencedores do concurso foram adquiridos por uma rede de supermercados de Belo Horizonte por valores bem acima da média de mercado.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Assessoria de Comunicação - Emater-MG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.