Portal Caparaó - Lideranças cobram melhorias nas BRs 116 e 262, em Realeza
Geral

Lideranças cobram melhorias nas BRs 116 e 262, em Realeza

21/10/2021 - Atualizado em 21/10/2021 08h50

REALEZA / MANHUAÇU (MG) - Quebra-molas, extensão de rede elétrica e iluminação pública e cobertura em ponto de ônibus são apenas algumas das solicitações de moradores de Realeza que esperam uma solução do DNIT e estão sem solução até o momento.

Nesta quinta-feira, 21/10, o vereador Jânio Garcia Mendes (Janinho) informou que o DNIT/Caratinga agendou uma reunião para a primeira semana de novembro, tendo em vista que a supervisora da região está em período de férias.

BR 262 - KM 52

Palco de vários acidentes, alguns deles com morte, o km 52 é um trecho de reta que culmina numa curva acentuada e dá início ao perímetro urbano de Realeza, para quem vem de Belo Horizonte sentido ao Espírito Santo.

A novela com o DNIT vem se arrastado ao longo de várias administrações e a cada mudança de diretoria do órgão na região, o processo volta à estaca zero. “Nesta curva, próximo à fazenda dos Fialhos, já perdemos conhecidos, amigos e até moradores de Realeza, como foi o caso do Ferdinando Sete. Foram vários ofícios envidados ao DNIT, desde administrações anteriores e quando a gente pensa que vai dar certo, mudam o diretor regional do órgão e o processo para”, explicou Jânio Sérvio, o Catinga.

No mesmo trecho, já no perímetro urbano, foram instalados postes e luminárias de Led, mas sem a autorização do DNIT, a empresa de energia, não pode fazer a ligação da rede. “Na administração passada os moradores de Realeza pediram a iluminação desse trecho, a extensão da rede está pronta, mas ainda não foi ligada”, comenta.

Sinalização e travessia

Outra solicitação dos moradores é quanto à travessia da BR 262, próximo ao Bradesco e a falta de sinalização ao longo da rodovia. “Há vários anos estamos cobrando o DNIT uma solução para nós moradores de Realeza. Já apresentamos toda a documentação solicitada, a rede elétrica também já está pronta e até as placas já foram confeccionadas e hoje estão guardadas esperando autorização para serem colocadas”, explica Jânio Servio Mendes, o Catinga.

Atravessar as duas rodovias que cortam o distrito de Realeza é desavio do dia a dia de muitas pessoas que precisam se deslocar para o trabalho, pegar um ônibus ou ir no comercio. “Imagine isso aqui nos dias que antecedem um feriado, fica impossível de atravessar as BRs, colocando em risco a vida de nós moradores e nossas crianças”, ressalta

Ponto de ônibus

Na BR-116, próximo ao Instituto Federal, necessita da instalação de uma cobertura em um ponto de ônibus, no lado da pista que vem de Vilanova para Realeza, naquele ponto as pessoas esperam o ônibus debaixo de uma árvore se expondo ao risco de serem atingias por galhos em caso de eventual incendia de chuva e vento. “Apenas do outro lado da pista tem uma cobertura no ponto do ônibus e segundo o DNIT, o local é inviável para instalação de uma cobertura, mas na chuva e no sol as pessoas podem esperar pelo ônibus ali. O que queremos é uma solução para o problema, se não pode construir uma cobertura ali, providencie um local digno para que possamos esperar pelo ônibus, no mínimo com uma cobertura”, completa Catinga.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.