Portal Caparaó - SAMU finaliza curso com simulação de atendimento em Manhuaçu
Geral

SAMU finaliza curso com simulação de atendimento em Manhuaçu

22/10/2021 - Atualizado em 23/10/2021 08h11

MANHUAÇU (MG) - A tarde desta quinta-feira (21/10) foi atípica para os profissionais que participam do treinamento e seleção preparatório para o início das atividades do SAMU em Manhuaçu e região. Após aulas dentro das salas de aulas da Unifacig ao longo da semana, como etapa final do curso, foi a vez de colocar em prática as técnicas de atendimento aprendidas em uma simulação com extremas dificuldades.

Foram montadas diferentes cenas, como acidente de carro, acidente de moto em chuva, afogamento, entre outras cenas que os socorristas encontrarão no dia-a-dia do atendimento do SAMU.

Segundo Júlio César Oliveira de Andrade, Coordenador do NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU CISDESTE), a simulação é a “cereja do bolo” de vários dias de curso. “Propomos aqui um atendimento com múltiplas vítimas, no pior cenário possível para vermos como seria o desempenho num ambiente que não favorece o socorrista”, explica.

A prefeita Imaculada esteve no local, agradecendo aos profissionais do SAMU pelo treinamento e aos futuros socorristas que atenderão em nossa região. A prefeita destacou o esforço para a implantação na região: “Foram várias pessoas que lutaram por esse momento, desde a nossa Secretária de Saúde, Ana Lígia, passando pela Superintendência Regional, até o governo do Estado e ao Cisdeste.”

Imaculada ainda acrescentou que a população será beneficiada com atendimentos.“Tenho certeza que será uma nova história para a saúde de Manhuaçu, e faremos o possível, pois é um atendimento de qualidade e nosso povo merece”, reforçou a prefeita.

Ana Lígia Assis, Secretária Municipal de Saúde, acompanhou o treinamento e avalia como positivo os trabalhos: “Ficamos muito felizes, a gente vê a empolgação das pessoas que fizeram o curso e do resultado. Estamos a cada fase, avançando para que tenhamos a nossa base do SAMU implantada. Eles vão ser os anjos da nossa vida, aquele que vai acolher com segurança, com zelo e principalmente com capacitação”, finaliza a Secretária de Saúde.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.