Portal Caparaó - Estudantes de agronomia vivenciam a tecnologia facilitando a vida do produtor rural
Agronégocios

Estudantes de agronomia vivenciam a tecnologia facilitando a vida do produtor rural

02/11/2021 - Atualizado em 02/11/2021 17h12

MANHUAÇU (MG) - No dia-a-dia do campo, a tecnologia pode ser uma grande aliada dos produtores rurais. A agricultura voltada principalmente para as pequenas e médias propriedades rurais das regiões montanhosas de Minas Gerais está passando por grandes transformações. Uma delas é a utilização mais frequente da mecanização agrícola para auxilio na lida rural.

Nas regiões montanhosas é muito comum que todos os trabalhos no campo sejam realizados de forma não mecanizada, acarretando elevados custos para os produtores, principalmente com mão de obra, diminuindo as margens de lucro das propriedades rurais, algumas vezes até mesmo inviabilizando a prática da agricultura em algumas fazendas. A transformação do campo com a utilização da mecanização é vista com bons olhos pela maioria dos técnicos e consultores. É possível especular que futuramente a maioria das propriedades rurais terá parte de sua mão de obra substituída por processos mecanizados.

No último final de semana, alunos do curso de Agronomia do UNIFACIG tiveram a oportunidade de vivenciar esta transformação tecnológica em uma aula prática do curso.

Os estudantes, acompanhados dos professores Dr. Glaucio Araujo e Dr. Wagner Nunes e do consultor agrícola Kaio Santaroni Mendes, puderam participar de todo o processo de plantio mecanizado da cultura do milho. Eles acompanharam desde a regulagem das máquinas até a conferência de campo, para verificar se o trabalho estava sendo realizado de forma correta.  A aula aconteceu em uma propriedade rural do município de Caputira, pertencente ao produtor José do Carmo Lopes.

É importante mencionar que grande parte das propriedades rurais da região trabalha com o plantio convencional do milho (não mecanizado), com a utilização de matracas de plantio e força humana, levando mais tempo para ser realizado, gerando mais custos e não atingem a mesma eficiência que os cultivos mecanizados.

Para o professor do curso de agronomia Glaucio Araujo, “é muito importante que os alunos estejam no campo acompanhando os processos de perto, pois dentro de pouco tempo eles estarão formados e vão trabalhar, dando auxilio para os produtores rurais, trazendo mais tecnologia para o campo e ajudando no avanço do agronegócio na região, contribuindo para o desenvolvimento local. O professor também pensa que a tecnologia deve ser utilizada para facilitar a vida do produtor e não para complicar seu dia a dia na propriedade rural. Muitos não sabem, mas o Engenheiro Agrônomo pode auxiliar os produtores na correta utilização dos insumos e máquinas agrícolas visando produtividades cada vez maiores”.

O Curso de Agronomia do UNIFACIG foi aprovado recentemente pelo Ministério da Educação com nota máxima, nota 5, se destacando como um dos melhores cursos de Agronomia da região. No curso os alunos estudam todos os processos de produção agrícola, planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas do agronegócio. O Agrônomo planeja e acompanha o preparo e o cultivo do solo, assim como o processo de plantio, colheita, armazenamento e a distribuição dos alimentos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.