Portal Caparaó - Estagiários participam dos preparativos para o 5º Cupping AteG Café +Forte
Agronégocios

Estagiários participam dos preparativos para o 5º Cupping AteG Café +Forte

10/11/2021 - Atualizado em 10/11/2021 12h27

VIÇOSA (MG) - O processo de avaliação dos cafés participantes da quinta edição do concurso de qualidade promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES teve a participação de estagiários do programa do Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal de Viçosa.

O volume de amostras, 1182 no total, exigiu um trabalho de mais de um mês e durante todo o período os estudantes puderam trocaram informações teóricas e práticas com os provadores instrutores do SENAR MINAS.

O gerente do Escritório Regional de Viçosa, Marcos Reis explicou que os estudantes fizeram um treinamento de Classificação e Degustação antes de iniciarem as atividades no cupping e que a presença deles no processo foi benéfica tanto para a entidade quanto para os estagiários.

“A turma ajudou muito Os provadores nos deram um feedback positivo. No dia a dia fazendo estágio no ATeG os estudantes estão focados na produção, manejo, técnica e gestão e nos preparativos do cupping eles puderam se inteirar sobre a qualidade e aprenderam como é montado uma mesa de prova profissional com a metodologia SCA”, comentou Marcos Reis. 

“Eu decidi participar do cupping porque quis entender o funcionamento do concurso, as regras e a avaliação dos cafés. O mais importante na experiência é o contato com os profissionais, o conhecimento que estou adquirindo sobre qualidade e os fatores que durante a produção contribuem ou prejudicam a qualidade final do produto”. – Flávio Silva, estudante de Agronomia e estagiário do ATeG em Manhuaçu

 

“Acompanho a técnica de campo Paula Belúzio no município de Carangola, pelo ATeG Balde Cheio, mas estou aproveitando todas as oportunidades que o Sistema FAEMG oferece e vi no cupping uma oportunidade de saber mais sobre o café. Convivi com profissionais excelentes da área e hoje tenho outra visão da cadeia cafeeira, muito mais profissional e espero levar essas informações aos produtores. Como na cadeia do leite se agrega valor ao produto por meio do beneficiamento e produção de queijos, requeijão e doces o café pode ter maior valor agregado quando se trabalha a qualidade”. - Kelton Gomes, estudante de Agronomia e estagiário do ATeG.

“O Cupping é uma oportunidade para o produtor conhecer e acompanhar a qualidade do seu café e para o SENAR MINAS atestar a diferença que o ATeG faz nas propriedades dos cafeicultores de Minas Gerais. Certamente terei muitas informações para compartilhar com os produtores. Fica evidente a importância de conhecer todas as etapas do processo da cultura do café, desde a produção do grão na lavoura até a pós-colheita. É fundamental estar atento a qualidade para valorizar o produto”. - Thaís Aguiar, estudante de Engenharia Floresta e estagiária do ATeG Café + Forte em Paula Cândido.

5º Cupping ATeG

Produtores atendidos pelo programa ATeG Café + Forte em todo o estado de Minas Gerais participaram do concurso. A premiação acontecerá durante a Semana Internacional do Café de 10 a 12 de novembro.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.