Portal Caparaó - Turismo rural e de aventura movimentam a Rota Caminhos do Pico da Bandeira
Entretenimento

Turismo rural e de aventura movimentam a Rota Caminhos do Pico da Bandeira

10/11/2021 - Atualizado em 10/11/2021 12h26

CARANGOLA (MG) - O ex-aluno do Programa de Agente de Turismo Rural do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Francisco Cabral, mais conhecido como Xyko, de Carangola, criou a agência Éocombatente Adventure que promove o turismo rural e de aventura na Zona da Mata. Os roteiros criados valorizam as belezas naturais, a gastronomia e o artesanato mineiros, com destaque para os produtores locais.

Este mês, aconteceu a 7ª Expedição Off Road da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira que reuniu 150 pessoas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e do Distrito Federal.

Francisco comemora o sucesso do evento que superou os desafios impostos pela pandemia de covid-19. “Mostramos que mesmo em momentos difíceis não podemos parar. Na crise a gente cria. Com planejamento, tranquilidade e segurança é possível seguir fomentando o turismo o divulgando a nossa região”.

Rota

Durante quatro dias os turistas passaram por cerca de dez municípios. O roteiro foi marcado por passeios em propriedades rurais e seus cafezais, cachoeiras e alambiques. Uma das paradas foi em Caparaó, onde os participantes visitaram o Sítio Centenário. O espaço faz parte das atrações turísticas da região por sua história, belas vistas e boa comida. A inclusão do sítio na rota da expedição foi comemorada pela anfitriã, Dayane Silva Faria Xavier que se formou agente de turismo rural na mesma turma que o organizador do evento.

Dayane inaugurou este ano o Restaurante Rural na propriedade e foi lá que ela serviu um café da tarde com os produtos fabricados no sítio como café especial e chocolate com café aos membros da expedição. “Com o restaurante a visão da nossa comunidade tem se ampliado para o turismo rural e a experiência nova receber tanta gente por aqui foi Incrível! Mai um incentivo para nós e para outros moradores que estão enxergando as possibilidades que essa atividade oferece. Fizemos parceria com vizinhos para degustação de doces caseiros e queijos e recebemos retornos positivos de todos”, contou.

“Segundo os participantes, o Sítio Centenário ofereceu a recepção mais calorosa e aconchegante em todo evento. Simples, original e maravilhoso”, comentou o organizador.

Conhecimento

Além de investir no turismo rural, Francisco tem participado de treinamentos do SENAR Minas sobre a produção artesanal de cachaças e queijos. Ele acredita que o conhecimento o ajuda na interação com os turistas e os produtores durante os passeios. “Vibro com o trabalho dos produtores locais e busco incentivá-los a se capacitarem e buscarem qualidade, e se organizarem para criar oportunidades de produção e comercialização. Tudo isso está ligado ao turismo e nossa região precisa se aprimorar”. 

Agenda

Neste fim de semana, 12 a 15 de novembro, a Éocombatente Adventure promove o Off Road das Mulheres e das Patroas – esmalte, espelho, perfume e batom na Rota do Café & Cachaça. 

A Expedição Off Road da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira de 2022 será de 12 a 15 de novembro e as inscrições já estão abertas.

Para mais informações acesse https://linktr.ee/vemcomagenteexpedicoes

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.