Portal Caparaó - Juarez Pena receberá o Prêmio Mérito Empresarial 2021 ACIAM / FEDERAMINAS
Economia

Juarez Pena receberá o Prêmio Mérito Empresarial 2021 ACIAM / FEDERAMINAS

11/11/2021 - Atualizado em 12/11/2021 08h09

MANHUAÇU (MG) - O empresário Juarez Prata Pena, do Grupo Calpen, será homenageado pela ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu) e FEDERAMINAS (Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais) com a honrosa premiação Mérito Empresarial 2021.

A confirmação do nome do empresário foi anunciada durante reunião realizada na sede entidade, na manhã desta terça-feira, 09/11, que contou com a presença do homenageado. Também participaram do anúncio oficial o Presidente da ACIAM, Maurélio Carlos da Silva Júnior, participaram o ex-presidente e Secretário de Cultura, Silvério Afonso Junior; Vereador Administrador Rodrigo Júlio, a Presidente da ACIAM Mulher Sheila Provette, empresários e membros da diretoria.

A solenidade Mérito Empresarial, que marca a entrega da homenagem, ocorre anualmente na sede da FEDERAMINAS, em Belo Horizonte, e representa o maior evento da instituição mineira, juntamente com Congresso das Associações Comerciais.

O prêmio tem o propósito de premiar empresários que se destacam pela dedicação e atuação coletiva para a busca do progresso e da região onde atuam, e, consequentemente, para o desenvolvimento do país.

INCÊNDIO E SOLIDARIEDADE

Emoção ditou a fala do empresário Juarez Pena nesta reunião da ACIAM. Ele lembrou o triste episódio do incêndio, fato que comoveu a sociedade manhuaçuense em razão da proporção das chamas, o susto e a destruição que elas causaram, no dia 07 de julho de 2020.

Com emoção maior ainda, Juarez ressaltou as inúmeras demonstrações de solidariedade do povo manhuaçuense com ele, diante do ocorrido. “Fiquei surpreso, e, de coração muito agradecido, às pessoas que nos procuraram, perguntando se precisávamos de algo, nos ofereciam ajuda financeira, que, percebíamos, estavam sensibilizadas com tudo aquilo e nos procuravam, queriam colaborar. Esses gestos foram muito importantes para que pudéssemos, nos restabelecer e normalizar as coisas. Então, o meu muito obrigado”, agradeceu.

Sobre a nova indicação para o prêmio Mérito Empresarial, a exemplo que ocorreu há exatos dez anos, em 2011, Juarez agradeceu à diretoria da ACIAM. “Fico muito feliz, me sinto honrado em receber este prêmio. Hoje, também fiquei muito feliz com a recuperação da foto e do Diploma que havia recebido em 2011, quando fomos homenageados pela primeira vez, pois, havíamos perdido isto no incêndio. Então, fico muito grato”.

GRUPO CALPEN

Com mais de 45 anos de atuação, a primeira loja surgiu em 1975. Hoje, a Calpen, uma das empresas do grupo, está plenamente reestruturada e estabelecida em novo endereço, próxima à Rodoviária. Ao todo, o Grupo Calpen é composto por mais de 250 colaboradores.

Na reunião, o Presidente da ACIAM, Maurélio Júnior, pontuou a importância destas empresas para a geração de empregos e a economia de Manhuaçu. Ele mencionou a comoção de toda a população com o incêndio ocorrido na empresa em 2020, e, o dinamismo de toda a direção e colaboradores para superar estas adversidades e reestruturar a loja, de forma tão dinâmica. Para se ter uma ideia, antes do incêndio, havia 190 funcionários trabalhando para o Grupo Calpen. Não houve demissões após o incêndio. Pelo contrário, a empresa se expandiu e aumentou o número de colaboradores.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Tudo surgiu através da iniciativa do patriarca Itamar Caldeira Pena, e, depois, pela determinação e garra dos irmãos possibilitou-se a fundação da primeira loja, a Calpen Auto Peças, em junho de 1975, em Manhuaçu.

O nome Calpen originou-se da combinação Caldeira Pena, sobrenome do grande responsável pela primeira ideia, o saudoso Itamar.

O ano de 1997, eram inauguradas as novas instalações da Calpen Auto Peças, na Av. Tancredo Neves.

Em 2000, às margens da BR-262, no km 39, no B. Ponte da Aldeia, surgiu nova loja da Calpen para caminhões, carretas e tratores, e, no decorrer dos anos, novas lojas em Manhuaçu e região.

Thomaz Júnior 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.