MANHUAÇU (MG) - Na primeira semana de realização do Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar em Manhuaçu, os discentes tiveram a oportunidade de receber valiosos ensinamentos operacionais de uma equipe do Batalhão ROTAM – Rondas Táticas Metropolitanas.
Os instrutores de Belo Horizonte, do Batalhão ROTAM, Sargento Aloísio, Sargento Aires, Soldado Cruz e Soldado Matos, altamente capacitados e com vasta experiência operacional nesta modalidade de policiamento, puderam transmitir conhecimentos específicos da atividade como: fundamentos teóricos e as técnicas utilizadas no patrulhamento tático ROTAM; técnicas de abordagens ROTAM a transeuntes e a veículos; posturas táticas; fundamentos e noções práticas de ações de contra-emboscada e noções teóricas e práticas de escoltas e conduções diversas. Nesta última aula, os discentes realizaram uma simulação de escolta de autoridade pela área urbana de Manhuaçu até o Córrego Coqueiro Rural.
Ao final do período de atividades com a ROTAM, o Comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Luciano Reis, agradeceu a importante participação do Batalhão ROTAM na formação dos futuros ‘águias’, como são conhecidos os militares que possuem o Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel. Ressaltou ainda o Comandante que “este intercâmbio de experiências operacionais vai contribuir muito com a qualidade de serviços prestados para a comunidade na área dos 23 municípios que compõem o 11º Batalhão”
O Sargento Aloísio, em nome de sua equipe ROTAM, agradeceu a oportunidade e em conversa com os discentes concluiu a participação da equipe no curso “tentei trazer para os senhores tudo aquilo que a gente utiliza no dia a dia e aproximar o máximo possível da nossa realidade. Nós somos o recobrimento, nós somos aquela tropa de reforço e hoje os senhores são referência na Unidade”
O curso ainda continua e a formatura está prevista para o dia 26/11.
ASCOM 11º BPM