Portal Caparaó - 12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu celebra a participação popular
Geral

12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu celebra a participação popular

22/11/2021 - Atualizado em 22/11/2021 18h47

MANHUAÇU (MG) - Emoção e participação popular marcaram a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu, realizada neste domingo (21) no Salão da AABB. Com o tema, “30 anos de participação social na saúde em Manhuaçu: Conquistas, limites e possibilidades”, o evento também serviu para relembrar a trajetória de implantação do SUS Manhuaçu e a construção desse sistema, promovido junto com a comunidade.

Além dos conselheiros eleitos nas unidades de saúde e os atuais conselheiros, participaram os trabalhadores da saúde, prestadores de serviços ao SUS, entidades sociais e autoridades, como a Prefeita Imaculada, o promotor de justiça Reinaldo Pinto Lara, o Superintendente Regional de Saúde Juliano Estanislau, o presidente da comissão de saúde da Câmara de Manhuaçu o vereador Juninho Enfermeiro, secretários municipais e vereadores. 

A Prefeita Maria Imaculada em seu discurso de abertura ressaltou que a realização desta Conferência ocorreu em um momento histórico e homenageou os trabalhadores da saúde, chamando-os de heróis. “São 30 anos de conquistas e da participação popular, e essa conferência está acontecendo no momento ímpar da nossa sociedade, uma vez que esse ano foi muito difícil na área da saúde. Acredito que esse é um momento muito importante, várias pessoas participando, salão lotado, isso é um ganho muito grande”.

A trajetória destes 30 anos foi relembrada pela Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia, que ressaltou que o município teve muito mais conquistas do que perdas na saúde, principalmente no quesito da participação da população. “Hoje nós estamos concretizando o que nós começamos no meio do ano, com a escolha da Comissão Organizadora e com a realização das conferências locais de saúde nas unidades. Temos a missão hoje de traçar o nosso plano de ação para os próximos quatro anos. Mas principalmente hoje é um dia de alegria porque estamos comemorando 30 anos de controle social. Muitas histórias passam na nossa cabeça, muita emoção no coração em ver grandes amigos e pessoas que fizeram a história do controle social em Manhuaçu”. 

Ao declarar aberta a conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Senhor José Rodrigues Garcia, também trouxe relatos de quando não havia SUS e ressaltou ser um momento importante para fortalecer o órgão e a importância da sua autonomia. “Temos uma responsabilidade maior ainda, de estar representando o SUS através dos nossos conselheiros, contribuindo com a gestão e ter uma parceria entre o usuário e os prestadores de serviço. É uma alegria trabalhar e saber que o resultado vem de uma maneira satisfatória, mas que sejamos reconhecidos, para que possamos a cada dia melhorar nosso sistema”.

Um dos palestrantes e considerado por muitos como o “Pai do SUS Manhuaçu”, o médico e ex-secretário de saúde Luiz Carlos Lemos Prata, relembrou o início desta história e diz que viu que o trabalho continua. “Estou muito orgulhoso do que vi hoje, a população presente, o trabalho bem organizado, bem estruturado e com um bom resultado. Nós sentimos que o trabalho continua, que a equipe ficou bem formatada, cumprindo o dever e o papel de cidadania que lhes compete, que Deus abençoe nossa Manhuaçu”.

A Conferência

A Conferência Municipal de Saúde é o momento que as propostas levantadas pelos usuários, governo, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços ao SUS e entidades sociais em diferentes momentos, são selecionadas para construir o Plano Municipal de Saúde, que servirá de base para direcionar os trabalhos da Secretaria de Saúde nos próximos quatro anos. 

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.