Portal Caparaó - APAE de Manhuaçu é referência nacional
Geral

APAE de Manhuaçu é referência nacional

23/05/2009 - Atualizado em 25/05/2009 13h20

O Presidente da Federação Nacional das APAEs, deputado federal Eduardo Barbosa, visitou a cidade de Manhuaçu durante encontro com dirigentes de APAES de 28 municípios da região. Em visita às instalações do Centro de Convivência, ele citou Manhuaçu como referência em atendimento aos portadores de deficiência.

Eduardo Barbosa veio a Manhuaçu para falar aos dirigentes sobre as perspectivas do trabalho das APAEs e acabou surpreendido pela qualidade e tamanho da obra do Centro de Convivência. “Viemos justamente para falar do futuro e vemos que em Manhuaçu a APAE já está enxergando lá na frente”, elogiou o dirigente. “Ficou muito feliz com a disposição da diretoria da APAE, do corpo técnico e da comunidade que tem apoiado o crescimento da instituição”.

Durante encontro com familiares e jovens atendidos pela APAE Manhuaçu, Eduardo Barbosa explicou que a pessoa com deficiência hoje tem uma média de vida semelhante à dos demais cidadãos. “Elas envelhecem e estão chegando na fase dos idosos. Os pais também estão envelhecendo e, às vezes, não conseguem apoiar os filhos como apoiavam no passado. Nossa conversa é no sentido de que as APAE devem se preparar para esse novo público”.

Segundo o presidente nacional, a APAE de Manhuaçu está atenta às necessidades, mudanças e transformações. O novo centro incorpora técnicas de atendimento com qualidade. “Não adianta ter estrutura sem preocupar com a qualidade dos serviços. Aqui vemos as duas coisas integradas. Isso é um modelo para as outras cidades”.

O Presidente da Federação Estadual das APAEs, Sérgio Sampaio, participou do encontro. Ele explicou que o foco dos trabalhos é valorizar a família. “Estamos muito comprometidos em incentivar a auto-gestão e a auto-defensoria da pessoa com deficiência”, afirma. Segundo ele, Minas Gerais é o estado pioneiro nos projetos que abrangem o atendimento do portador de deficiência em todo o ciclo de vida, inclusive o envelhecimento.

“Os pais também perdem um pouco do poder aquisitivo, também precisam de medicamentos e o filho também precisa de atenção redobrada. Temos um grande desafio de apoiar os pais e promover o envelhecimento saudável”, destacou.

PARTICIPAÇÃO

Com participação de dirigentes de APAEs de toda a região, o encontro foi aberto com a presença do Presidente da APAE de Manhuaçu Renato Cezar Von Randow; do Conselheiro Regional da Zona da Mata II Márcio Rocha Damasceno; a diretora da APAE Escola Tânia Maria Alves; os auto-defensores Sandra Aparecida e Douglas Assis; o Superintendente Regional de Ensino João Pessoa Cunha, o vice-prefeito Adejair Barros e o Presidente da Câmara Toninho Gama.

Renato Cezar apresentou a obra do Centro de Convivência e mostrou que o empreendimento é resultado apenas das doações da comunidade de Manhuaçu. “O elogio nos sensibiliza e nos dá mais confiança. A população de Manhuaçu contribui e vê o retorno. Esse reconhecimento da Federação é uma demonstração disso”, ressaltou Renato.

Há obra tem dois anos de construção, mas paralelo a isso, há três anos, a APAE desenvolve trabalhos com o público que chegou criança na APAE, cresceu e hoje tem uma demanda diferente.  “São novas salas de aula, atendimento profissional e o centro de convivência. A APAE de Manhuaçu terá tudo para fazer uma grande ação com os adultos e aqueles que já estão numa fase mais avançada da vida. O que o movimento hoje tenta promover, Manhuaçu já buscou”, destacou Renato Cezar Von Randow.

Carlos Henrique Cruz - 23/05/09 - 10:00 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.