Portal Caparaó - Roda de Conversa marca Dia da Consciência Negra em Manhuaçu
Geral

Roda de Conversa marca Dia da Consciência Negra em Manhuaçu

23/11/2021 - Atualizado em 23/11/2021 17h05

MANHUAÇU (MG) - Na data que se lembra a morte de Zumbi dos Palmares, dia 20 de novembro, a Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu realizou uma Roda de Conversa. O evento foi realizado na Fundação Cultural Manhuaçuense “Ilza Campos Salles”. O objetivo foi fortalecer a importância do momento histórico e relembrar as lutas étnico-raciais travadas diariamente.

Durante o evento, a professora Maria Inez Santos ministrou palestra sobre educação nas relações étnico-raciais, desconstruindo expressões e frases racistas que ainda hoje são utilizadas. Mestre de capoeira Zoi também esteve com seus alunos e abrilhantou o encontro.

Em seguida, o aluno Saulo Melo e seu fantoche Louro José apresentaram peça, de forma bem descontraída, falando sobre a importância da Consciência Negra. Professora Dorcas levou os presentes a reflexão, de forma mística, sobre sentir as pessoas e as relações. Já o comendador Fabrício dos Santos declamou poema de sua autoria sobre a data.

“Os participantes da Roda de Conversa tiveram oportunidade de falar um pouco sobre os preconceitos e racismo vivenciados desde a infância. É difícil viver numa sociedade que discrimina, impõe padrões e não aceita o diferente”, comentou o presidente interino da associação, Marco Antônio Cabral.

Para a conselheira tutelar, Loren Barreto de Paula, que também participou da Roda de Conversa, o encontro superou as expectativas. “Foi um evento maravilhoso. Muitas contribuições e desconstruções. Um momento de fortalecimento do Movimento Negro de Manhuaçu, que tem trabalhado para voltar suas atividades após o cenário atual que estamos vivenciando”, disse.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.